INSTITUTO DE ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DE CASTELA E LEÃO
Pedro Salvado é o coordenador delegado para Portugal
Pedro Salvado foi nomeado coordenador delegado para Portugal do Instituto de Estudos Antropológicos de Castela e Leão, que é uma prestigiada unidade de investigação na área das ciências sociais associada à Universidade de Salamanca, Espanha.
O Instituto, que congrega investigadores das universidades de Salamanca, Valladolid e de León, tem-se assumido como uma plataforma científica nos estudos comparativos e interculturais entre a Península Ibérica e a América Latina, principalmente com o México e com o Brasil.
Para Angel Espina, professor da Universidade de Salamanca e diretor do Instituto, a escolha de Pedro Salvado reconhece “o intenso trabalho que este investigador tem vindo a desenvolver nos domínios da cooperação académica e cultural entre a Beira Baixa, Salamanca e as regiões da Extremadura e Castela e Leão”.
Acrescenta que “é um verdadeiro embaixador da cultura regional portuguesa” e realça que “queremos que surjam projetos unificadores, nos recursos e nas problemáticas que contribuam para um conhecimento mais aprofundado das culturas peninsulares e americanas, numa perspetiva global e respeitadora das suas especificidades identitárias, juntando investigadores e vontades de diversas geografias”.
Eventos, exposições e publicações nas áreas do património imaterial comum no âmbito das festas religiosas, da memória judaica e da história comparada da emigração americana das regiões periféricas castelhanas e da Beira estruturam o futuro programa de trabalhos do Instituto para a Região Centro de Portugal, nomeadamente para a Beira Baixa.