FESTIVAL LITERÁRIO DE CASTELO BRANCO
Fronteira começa sexta-feira
O Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco começa sexta-feira, com sessões nas escolas, subordinadas ao tema Ler: atravessar fronteiras para outros mundos, com escritores e ilustradores que se dedicam aos mais variados géneros literários a visitarem várias escolas do Concelho, com o objetivo de aproximar leitores e autores.
Assim, as escolas receberão a visita de seis escritores, que são Catarina Correia Marques, Fernando Alvim, Gémeo Luís, José Pires, Marta Torrão e Paulo Galindro.
Também sexta-feira, a partir das 10h30, no Museu Cargaleiro, realiza-se uma oficina de ilustração, orientada por Pedro Vieira.
À noite, a partir das 21h30, no Centro Cultural de Alcains, decorre a primeira mesa, subordinada ao tema Onde fica a fronteira entre razão e sentimento, que terá como convidado João Afonso e que será moderada por Tito Couto.
Sábado, às 11h30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, é apresentado o livro Vera Cruz, de João Morgado.
Também na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, mas a partir das 15 horas, decorrerá a mesa Fronteiras para o Século XXI, moderada por Pedro Vieira e que terá como convidados Bruno Vieira Amaral e João Tordo.
A partir das 16 horas será a vez da mesa Entre Macondo e a Ilha dos Amores, com moderação de Tito Couto, sendo que os convidados são João de Melo e Valério Romão.
De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento é o tema da mesa que se realizará a partir das 17 horas, com os convidados Francisco José Viegas e José Manuel Fajardo, cabendo a moderação a Pedro Vieira.
A mesa da sessão de encerramento, que terá como convidado Valter Hugo Mãe e como moderadores Pedro Vieira e Tito Couto, será subordinada ao tema Fronteiras e territórios literários, realizando-se a partir das 21h30, no auditório da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco.
O Fronteira continua depois dia 4 de maio, às 21h30, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, com aquele que será o momento alto desta edição, com uma homenagem a Mia Couto.
De referir, ainda, que o festival reúne um conjunto de 15 participantes, entre escritores, autores, ilustradores e um músico, que são Bruno Oliveira Amaral, Catarina Correia Marques, Fernando Alvim, Francisco José Viegas, Gémeo Luís, o músico João Afonso, João de Melo, João Tordo, José Manuel Fajardo, José Pires, Marta Torrão, Mia Couto, Paulo Galindro, Valério Romão e Valter Hugo Mãe.
O Fronteira é organizado pela Câmara de Castelo Branco, tem a produção executiva da Booktailors – Consultores Editoriais e conta com a Gazeta do Interior como um dos media partnership.