ATRAVÉS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Junta apoia formação de jovens músicos
A Junta de Freguesia de Castelo Branco deu a conhecer, segunda-feira, um projeto que tem como objetivo a formação de jovens músicos.
Projeto, que como adiantou o presidente da autarquia, Jorge Neves, “começamos em 2014 e vamos concretizar em 2015”, tratando-se de “uma experiência de orçamento participativo para os jovens” e que segundo o autarca serve de ensaio para um orçamento participativo mais alargado, uma vez que “ainda este ano vamos dar início verdadeiramente a um projeto de orçamento participativo, que vai ser anunciado muito brevemente, com ações propostas pela população, sendo também a população a votar a proposta que entenda ser a melhor”, sendo que “essa proposta será colocada no Plano de Atividades e Orçamento de 2016 e será executada no próximo ano”.
Jorge Neves, em relação à apresentação realizada segunda-feira, afirmou que constou de sete ações, começando por ser feito o levantamento de associações de jovens, com as quais a Junta reuniu, para estas apresentarem projetos.
Desses foi selecionado o projeto Filarmonia Jovem, da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, sendo depois dados outros passos, nomeadamente procedendo-se ao levantamento de jovens como potenciais aprendizes, da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE), da Associação Amato Lusitano, da Cáritas, da Crus Vermelha Portuguesa e do Lar de Jovens do Cansado.
Jovens que de acordo com Jorge Neves “serão sensibilizados para a prática da música e que no futuro podem integrar a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco”.
Na apresentação, o presidente da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Davide Jacinto, revelou satisfação “por o nosso projeto ter sido o escolhido” e acrescentou que queremos “chegar a todos os que querem aprender música”.
A iniciativa contou ainda com uma atuação da Orquestra de Sopros e Percussão Jovem da Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco, sob a batuta do maestro Vítor Ávila, que é também quem está à frente dos jovens músicos da Filarmonia Jovem. Este projeto pretende “oferecer formação musical, dentro do ponto de vista filarmónico, a crianças e jovens de todas as classes sociais, com especial atenção aos mais desfavorecidos”, bem como “fomentar o gosto pela música nos jovens, com especial atenção pela música filarmónica, demonstrar o funcionamento de uma filarmónica e a sua importância no âmbito sociocultural de uma freguesia”.
Assim, a Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa As Palmeiras e a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco, disponibiliza a formação, em horário pós-escolar, como atividade extracurricular, sendo que a formação é gratuita, podendo ser inscritas crianças e jovens dos oito aos 18 anos residentes na Freguesia de Castelo Branco e anexas.