Internacionalização e inovação
InovCluster disponibiliza 1,8 milhões para empresas
A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, disponibiliza 1,8 milhões de euros de apoio às empresas do setor agroindustrial no âmbito da sua internacionalização e qualificação e na inovação de produtos.
“A InovCluster tem aprovada uma candidatura de 1,8 milhões de euros para apoiar projetos de empresas. Trata-se de uma candidatura com duas vertentes muito importantes para nós, a internacionalização e a inovação no âmbito do agroindustrial”, explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca falava durante uma conferência de Imprensa, realizada segunda-feira, para divulgação da aprovação desta candidatura no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
“A partir de agora a InovCluster e a Câmara de Castelo Branco têm disponibilidade para apoiar as empresas que queiram internacionalizar-se e procurar novos mercados e têm, desde logo, um financiamento de 50 por cento que garantimos com esta candidatura”, adiantou.
Luís Correia disse ainda que está já prevista a participação em 11 feiras internacionais e em 10 ações promocionais internacionais.
“A participação em feiras é feita diretamente pelas empresas e começa em 2015 e estende-se até dezembro de 2016, sendo que 50 por cento do financiamento é imediatamente garantido”, disse.
As empresas que queiram desenvolver ações de inovação de produtos no âmbito do setor do agroindustrial são também financiadas em 50 por cento.
O autarca sublinhou que ao nível da inovação de produtos, o programa se estende até 2017.
“Qualquer pequena ou média empresa (PME) que tenha condições de elegibilidade, nomeadamente, autonomia financeira, não tenha dívidas ao Estado entre outras, pode vir aqui fazer ações no desenvolvimento de novos produtos, apoio à certificação e registo da marca, promoção da capacidade inovadora das empresas e capacitação das empresas ao nível da economia digital”, disse.
Luís Correia voltou a realçar a aposta que a Câmara de Castelo Branco está a fazer no agroindustrial e todo o trabalho já desenvolvido no âmbito do apoio às empresas deste setor.
A InovCluster tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da região Centro ao nível nacional e internacional.
Conta, à data, com 170 associados, dos quais 140 empresas.