PATRIMÓNIO CULTURAL
Pedro Salvado é o novo diretor do Museu Arqueológico do Fundão
Pedro Salvado é o novo diretor do Museu Arqueológico do Fundão e responsável pela gestão da equipa de implantação do plano museológico do município para o próximo triénio.
A decisão foi anunciada na última reunião do executivo pelo presidente da autarquia, com Paulo Fernandes a afirmar que “considerámos que o doutor Pedro Salvado, que colabora há muitos anos com a Câmara, reunia as condições intelectuais e técnicas para esta função. Desejamos-lhe as maiores felicidades, porque as dele serão seguramente as nossas numa área em que temos apostado e investido tanto e que é tão importante para a valorização da nossa identidade e do nosso património comum”.
Pedro Salvado, entretanto, tornou público, na sua página do Facebook, que quer “reforçar o posicionamento da ação numa perspetiva multidisciplinar e comunitária, inclusiva de gentes, gerações, tempos, memórias, patrimónios e geografias recriando imaginários e afirmando identidades”.
Acrescenta que “no Fundão e na Gardunha expressam-se todos os horizontes da paisagem cultural da nossa amada Beira, sintetizada naquela fantástica frase do grande mestre Orlando Ribeiro: «A Beira Baixa é uma manta de retalhos»”.
Pedro Salvado é licenciado em História, mestre em Cultura Portuguesa - Culturas Regionais, mestre em Antropologia, doutorando pela Universidade de Salamanca e tem formação superior complementar em Arqueologia e em Museologia.
O seu desempenho profissional encontra-se associado ao Ensino Superior público e privado, à assessoria cultural e ao surgimento e conceção de inúmeras exposições e gestão de alguns equipamentos culturais de referência da Região.
Recebeu o prémio Joaquim Montezuma de Carvalho, da União Brasileira de Escritores, e o Prémio de História da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
É o delegado do Instituto de Antropologia de Castilla y Leon da Universidade de Salamanca. É autor de algumas dezenas de estudos que versam as áreas da Arqueologia, da Etnografia, da História e do Património Locais, da História da Arte e da História da Cultura Regional. É colaborador da Gazeta do Interior desde a sua fundação.