24 de fevereiro de 2016

UNIVERSIDADE SÉNIOR ALBICASTRENSE
Polos abrem em seis freguesias

A abertura de pólos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) nas freguesias, que tinha sido anunciada há algum tempo, tal como a Gazeta noticiou, está agora a concretizar-se.
Assim, a USALBI passa a disponibilizar seis pólos, que se localizam nas freguesias de Alcains, Almaceda, Cebolais/Retaxo, Santo André das Tojeiras, São Vicente da Beira e Sarzedas.
O presidente da Câmara, Luís Correia, afirma que esta “é uma estratégia que promove o Concelho no seu todo, levando a USALBI para as freguesias, levando às pessoas mais idosas novas aprendizagens”.
Mas não só, uma vez que “também cumpre o nosso objetivo de intervir com ações imateriais”, ao mesmo tempo que se promove “o envelhecimento ativo das pessoas que vivem nas freguesias, levando mais qualidade de vida para as freguesias”.
Luís Correia defende que esta “é uma forma evidente de impulsionar a coesão territorial, intervindo também ao nível do social”.
Na apresentação dos pólos das freguesias, realizada quinta-feira, Luís Correia avançou ainda que até esse momento havia 173 inscritos, sendo também adiantado que na disciplina de Artes havia 57 inscritos, na de Cidadania 107, na de Hidroginástica 63 e na de TIC/Informática 83, uma vez que os alunos se podem matricular em mais que uma disciplina.
Perante estes números o presidente da USALBI e vice-presidente da Câmara, Arnaldo Brás, realça que “sem o entusiasmos dos presidentes das juntas de freguesia, sem essa vontade de ter mais esta valência nas suas freguesias, não teríamos este número tão significativo de inscritos”.
Arnaldo Brás avança que nestes pólos, para além das disciplinas lecionadas a oferta pedagógica passa também por workshops e conferências, destacando, por outro lado, que na base de tudo isto os princípios orientadores passam pela descentralização do conhecimento, igualdade de tratamento do conhecimento, promoção da mobilidade das pessoas e do conhecimento, promover o ambiente familiar e da comunidade local, participação mais ativa na vida social das freguesias e do Concelho e por encontros e solidariedade multigeracional.
O presidente da USALBI afirma que “este ano começamos com estas seis freguesias, até para nos testarmos a nós próprios para, no futuro, abarcar todas as freguesias que quiserem”.
Um plano de expansão que, certamente, levará a algumas alterações no modo de funcionamento da USALBI, porque “a maior parte dos professores são voluntários, mas não sei se podemos continuar nesta perspetiva, porque a abertura dos pólos exige deslocações e mais tempo”, concluindo que o recrutamento de professores deverá sofrer alterações.
Arnaldo Brás revelou ainda que a USALBI apresentou uma candidatura à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e sem querer adiantar muitos pormenores avança que “é um projeto muito interessante, na área das novas tecnologias, para dar componente científica à USALBI”.
António Tavares

24/02/2016
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video