Linha da Beira Baixa beneficiada entre Abrantes e Vila Velha de Ródão
A Infraestruturas de Portugal conclui um conjunto de intervenções na Linha da Beira Baixa, no domínio da especialidade de via e geotecnia, com o objetivo do aumento dos níveis de disponibilidade, segurança e qualidade da infraestrutura ferroviária.
Tratou-se de intervenções de beneficiação da superstrutura e infraestrutura de via, através da substituição das travessas de madeira por travessas de betão na plena via, a substituição de travessas de madeira especiais em pontes; a substituição de carril e a requalificação do sistema de drenagem em diversos troços entre as estações de Abrantes e Vila Velha de Ródão.
As intervenções implicaram um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, com a Infraestruturas de Portugal a afirmar que estas permitiram “a reposição das normais condições de velocidade de circulação que vigoravam no troço em quatro locais diferentes. Esta melhoria irá contribuir para a redução em mais de dois minutos do atraso teórico por comboio na Linha da Beira Baixa”.
É ainda adiantado que este ano a Infraestruturas de Portugal dará continuidade ao trabalho de beneficiação desenvolvido na Linha da Beira Baixa, no sentido de concretizar as intervenções inscritas no plano de investimentos de médio prazo da empresa.