PROJETO VIVER MELHOR DISTINGUIDO
Leopoldina entrega sete mil euros à Unidade Local de Saúde
A Unidade Local Saúde de Castelo Branco recebeu, quinta-feira, a visita da Leopoldina, que veio ao Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco entregar um prémio da Missão Continente Sorriso, no valor de sete mil euros, para a implementação do projeto Viver Melhor.
Recorde-se que o projeto da ULSCB, mediante a articulação entre os cuidados de saúde primários e diferenciados tem como objetivo reduzir doenças e mortes evitáveis, doenças crónicas, assim como aumentar a qualidade e esperança de vida dos adolescentes, através de ações de educação para a saúde e de rastreios em ambiente escolar, com encaminhamento e seguimento em consulta.
Na cerimónia de entrega do prémio, o presidente da ULSCB, Vieira Pires, realçou que os sete mil euros são “um valor importante, mas mais importante é dinamizar uma missão” e referindo-se à equipa que desenvolveu o projeto realçou que “mostraram que estavam capacitados para atingir um objetivo”.
Vieira Pires realçou ainda que “tudo quanto melhore a saúde, minimize o sofrimento, para nós é gratificante e é bom que isso aconteça”.
Por seu lado, a enfermeira Maria de Jesus Frederico, que falou em nome da equipa multidisciplinar que desenvolveu o projeto, referiu “fizemos rastreios e, depois, todas as crianças obesas foram encaminhadas para uma dietista e para uma médica, bem como para uma equipa de enfermagem que as acompanhou”.
Avançou ainda que “os resultados alcançados são muito bons” e concluiu que os adquiridos com o prémio, nomeadamente balanças portáteis e estadiómetros, “vão ajudar-nos bastante”.
Na cerimónia esteve também presente o diretor de loja Continente Modelo de Castelo Branco, Francisco Bizarro, que referiu que este “é um projeto extremamente importante” e destacou a política de responsabilidade social desenvolvida pela Sonae e Continente.
António Tavares