CURSO DE RESTAURANTE E BAR EM PARCERIA COM O CURSO DE COZINHA
Uma prova de aptidão de fazer crescer água na boca
O Centro de Formação de Castelo Branco do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), localizado na Zona Industrial da cidade, foi palco, sexta-feira, de uma prova de aptidão profissional (PAP) dos formandos do Curso de Restaurante e Bar. Uma atividade em que os cinco formandos que estão a terminar a formação contaram com a parceria do Curso de Cozinha, que confecionou os pratos que constituíram a ementa. Ementa que foi servida pelos cinco formandos a alguns elementos do IEFP e aos jornalistas convidados, sempre sob o olhar atento dos elementos do júri.
Refira-se que o Curso de Restaurante e Bar é uma formação dual, uma vez ao nível de competências escolares os formandos obtêm o 12º ano de escolaridade, ao mesmo tempo que alcançam a certificação nas áreas de restauração e bar.
O diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Leopoldo Rodrigues, realça que “para quem faz este tipo de formação a empregabilidade é muito alta”, revelando, por outro lado, que “não temos muitos jovens a procurar este tipo de certificação”.
Leopoldo Rodrigues reforça que “os nossos empresários precisam de pessoas com boa formação”, pelo que, garante, “quase de certeza que estes jovens conseguem emprego”.
No que se refere à formação que agora está quase a terminar, Leopoldo Rodrigues que os cursos estão desenhados para 20 formandos, sendo que o mínimo são 15, mas neste caso, devido ao elevado número de desistências, se chega aos atuais cinco, o que o faz avançar que “sente tristeza por concluírem tão poucos”. Um sentimento que nutrem tanto mais que não tem a menor duvida que “fazem falta ás empresas profissionais bem preparados”.
Uma matéria em relação à qual afirma que estes jovens “podem trabalhar em Castelo Branco, ou em qualquer região do País”, porque “as competências com que saem são muito boas e esta é uma formação muito completa”. Motivos que o levam a reiterar que “estes jovens estão a acabar a formação e não tenho dúvidas que terão sucesso no mercado de trabalho”.
Leopoldo Rodrigues acrescenta ainda que para breve está também a realização de outros cursos, como é o caso de um de CNC, que “abrirá em setembro ou outubro, no Fundão”.
Em Castelo Branco, em setembro, haverá uma novidade, que é o curso de massagista de estética, para além do de eletrónica, com Leopoldo Rodrigues a assegurar que qualquer destes cursos tem “muita procura e empregabilidade”.
António Tavares