SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE CASTELO BRANCO
Unidade de Cuidados Continuados aumenta número de camas
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, na sequência da publicação em Diário da República, tem a partir de 1 de outubro, a capacidade aumentada em mais oito camas na tipologia de Unidade de Média Duração e Reabilitação.
Com este aumento a Unidade de Média Duração e Reabilitação fica com um total de 18 camas, mantendo-se a tipologia de Longa Duração e Manutenção nas 30 camas.
No que respeita à Residência de Saúde e Bem Estar, da mesma Unidade de Cuidados Continuados, foi apresentada pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, uma proposta de harmonização do dispositivo, à Administração Regional de Saúde do Centro, para que a sua lotação seja ajustada para as sete camas.
Matéria em que é sublinhado que “em conclusão a UCCI da SCMCB ficaria com uma capacidade total de 55 camas, sem comprometer a qualidade da resposta assistencial dada aos utentes e familiares”.
É ainda acrescentado que “com esta reorganização, eventualmente a ser aceite pela ARS Centro, haverá um reforço dos meios humanos na equipa de saúde, nomeadamente na área da enfermagem, fisioterapia e auxiliares de ação médica, contando a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco com esses elementos que em concreto os afetará àquela estrutura, melhorando assim os rácios atuais de recursos humanos versus utentes”.
Mas as novidades não ficam por aqui, com a Misericórdia a revelar que “outro projeto há muito ambicionado pela Santa Casa, é a abertura de uma Unidade de Demência”, afirmando que “estima-se que em Portugal 150 mil pessoas sofram desta patologia, logo é uma enorme necessidade social a existência de uma infraestrutura que possa acolher estas pessoas. Em Portugal existe apenas uma Unidade criada para esta finalidade, situada em Fátima, a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, que está inte- grada na Rede Nacional de Cuidados Continuados”.
Por isso é adiantado que a “Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco têm estudado e trabalhado esta ideia e estão verdadeiramente empenhados em poder vir a concretizar a criação de uma Unidade ou Centro de Demências em Castelo Branco, com vista a poder prestar apoio aos doentes e seus familiares na região da Beira Baixa”.