4 de maio de 2016

Joaquim Martins
A liberdade de Imprensa

A liberdade de Imprensa – Escrevo no Dia Mundial do Sol e da Liberdade de Imprensa (3 de maio) e não posso deixar de concordar com o comentário certeiro do Bartoon “Portanto um dia de sol encoberto”.
Há realmente muitas nuvens. Negras. Os Repórteres sem Fronteiras em relatório hoje divulgado reconhecem que houve no Mundo, no período de 2013-2016, “uma degradação profunda e preocupante” nesta matéria. Só em 2015 morreram no exercício da profissão, 63 jornalistas, e foram assassinados 40, além de 19 jornalistas/cidadãos e seis colaboradores de meios de comunicação.
O El País que faz o ponto da situação nos vários pontos do Mundo considera ainda que “o medo leva muitos profissionais do setor à autocensura, exílio e ao abandono do jornalismo”, apesar de se reconhecer o princípio de que “uma boa Imprensa livre, independente e plural é essencial para o desenvolvimento e defesa da democracia” e também “para o desenvolvimento económico” como lembrou a alta representante da União Europeia, Federica Mogherini.
Em Portugal os problemas que afetam a Imprensa, nomeadamente a Imprensa regional são outros. Desde logo a falta de meios. A crise teve efeitos devastadores no tecido económico e nos consumidores. Há menos anunciantes e menos leitores. Os próprios serviços públicos aceitam (?) como normal que se poupe na divulgação, para contenção de custos.
E os cidadãos? Bem, alguns ainda acreditam que “Ler jornais é saber mais”, como lembrava um slogan da década passada. E saber mais da vida da comunidade implica o dever de participar. De agir informado.
Não ler fornece um bom álibi para a não participação. Não sabia. Não pensei. Nunca vi.
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa apraz-me prestar homenagem aos jornalistas e cidadãos/jornalistas que lutam por transparência na vida pública, pela paz e pela JUSTIÇA. Que arriscam a sua segurança e a vida para denunciar a violência, o ódio e o crime. Que não desistem de denunciar os atropelos à lei, os abusos de poder e a incoerência cívica e politica.
Para eles aspiro um Dia de SOL, sem receio de trovoadas ou raios.

04/05/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video