1 de março de 2017

PARLAMENTO DOS JOVENS
Deputados do Distrito estão eleitos

A Sessão Distrital de Castelo Branco do Parlamento dos Jovens respeitante ao Ensino Secundário realizou-se dia 20 de fevereiro, no auditório dos Serviços Desconcentrados do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco e revelou a lista de jovens deputados que representarão o Círculo Eleitoral de Castelo Branco na Sessão Nacional, a realizar na Assembleia da República, Lisboa, nos dias 8 e 9 de maio. A mesa da sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia; do deputado da Assembleia da República, Álvaro Batista, Rigoberto Correia em representação dos Serviços da Direção Regional de Educação do Centro (DREC); da diretora regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Catarina Durão; e do presidente da sessão, Luís Miguel Diniz, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã.
Na sessão subordinada ao tema 40 anos da Constituição Portuguesa e do Poder Autárquico: a que temos, a que queremos: Desafios ao Poder Local, estiveram presentes 15 escolas, com 45 deputados efetivos e 15 suplentes, sendo eleitas para representar o Círculo de Castelo Branco na Sessão Nacional, as seguintes escolas e respetivos deputados e deputadas: Escola Secundária do Fundão (João Silveira e Pedro Carriço); Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco (João Patrício e Beatriz Santos); Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã (André Robalo e David Ramos). A Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, e a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa foram eleitas como suplentes.
Foi ainda eleito como porta-voz do Círculo Eleitoral o deputado João Silveira, da Escola Secundária do Fundão
O Projeto de Recomendação mais votado, sobre o qual recaiu a discussão na especialidade, foi o da Escola Secundária do Fundão.
O tema proposto em nome do Círculo de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi: União Europeia: O Terrorismo condiciona a nossa liberdade?.
No Distrito de Castelo Bran- co o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as fases 16 escolas, 275 alunos, 3.912 eleitores inscritos,   1.867 votantes, 28 listas e 70 turmas.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pelo presidente Luís Miguel Diniz, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã; pela vice-presidente Tânia Sousa Ribeiro, da Escola Secundária do Fundão; e por Ana Sofia Mendes, da Escola Secundária da Sertã, como secretária.

Os eleitos
no Ensino Básico
O auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, no dia seguinte, 21 de fevereiro, recebeu a Sessão Distrital do Ensino Básico do programa Parlamento dos Jovens, subordinada ao tema Os Jovens e a Constituição: Tens uma palavra a dizer.
Os jovens participantes elegeram os deputados que representarão o Círculo Eleitoral de Castelo Branco na Sessão Nacional, a realizar na Assembleia da República, nos dias 22 e 23 de maio.
Participaram na sessão 10 escolas com 43 deputados efetivos e 10 suplentes.
Foram eleitos para a sessão nacional os alunos João Pedro Godinho Nogueira e Inês Pacheco Figueira, da Escola Básica Serra da Gardunha, do Fundão, e Marta Isabel Paulino Francisco e Diogo Emanuel Dias Martins, da Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco. João Pedro Godinho Nogueira foi eleito porta-voz do Círculo Eleitoral.
O tema proposto pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura para debate no próximo ano letivo foi Combate ao despovoamento do Interior do País.
Na sessão de abertura estiveram a deputada da Assembleia da República, Hortense Martins, o representante da Câmara de Castelo Branco, Arnaldo Brás, a representante da Direção Regional de Educação do Centro (DREC), Cristina Ferreira, a representante da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Alda Ferreira, e a presidente da sessão, Alexandra Maldonado, da Escola Básica Serra da Gardunha, Fundão.
Fizeram parte da mesa da sessão como vice-presidente, Inês Freire, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã,  e como secretária, Maria Saramago, da Escola Secundária do Fundão.

02/03/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video