1 de março de 2017

PARA PROMOVER O CONTACTO MAIS CÉLERE
Câmara cria Gabinete de Apoio ao Associativismo e coletividades

A Câmara de Proença-a-Nova vai criar o Gabinete de Apoio ao Associativismo e Coletividades que terá como principal objetivo promover um contacto mais célere entre associações e autarquia, seja no âmbito da atribuição de subsídios, obras a realizar, atividades a desenvolver, entre outros assuntos. O anúncio foi feito durante o II Encontro de Associações do Concelho de Proença-a-Nova, que dia 18 de fevereiro, reuniu 48 coletividades e 100 dirigentes associativos.
No âmbito do novo gabinete foi apresentado o novo portal do associativismo, a funcionar dentro da página da Câmara, disponível em http://www.cm-proen canova.pt/Municipio/associativismo/281, onde as associações têm de efetuar o seu registo para uma atualização permanente dos seus corpos sociais e plano de atividades, entre outras informações.
Para o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, o trabalho que agora se está a desenvolver é resultado de uma política de associativismo iniciada há 10 anos, recordando que “houve uma altura em que estrategicamente optámos por começar a intervir naquilo que era o espaço físico das associações. Há trabalho ainda por fazer, com certeza, e haverá sempre, mas foi uma primeira intervenção fundamental para passar para outra fase”.
Seguiu-se a realização e promoção das feiras temáticas, realizadas com as associações, que permitiu um ganho económico para quem participava que é, posteriormente, reinvestido na comunidade. O impacto destas iniciativas verifica-se também ao nível social, uma vez que potencia o “contacto intergeracional, com os mais velhos a transmitir conhecimentos aos mais novos”. O próximo passo passa por dinamizar ainda mais as comunidades locais, contribuindo para o aumento da atratividade do Concelho.
O testemunho de nove associações mostra que há atividades que estão a ser desenvolvidas que vão além da organização de convívios. São exemplo disso a recuperação de património material em Sobral Fernando, no caso moinhos de água; a limpeza de terrenos em redor da aldeia, no caso da Amoreira; ou a recolha de património imaterial das Janeiras, na Maljoga.
Foi ainda apresentada a mais recente associação do Concelho, criada há pouco mais de duas semanas, o CASE – Coletivo de Artes Sem Exceção, mostrando que o movimento associativo continua a justificar-se e está a alargar o seu âmbito para áreas até agora não totalmente abrangidas no associativismo tradicional. O Coletivo terá as suas instalações no último piso no edifício que albergou os antigos Paços do Concelho, no Largo Pedro da Fonseca, que será convertido em Casa das Associações. Para além do CASE, também as associações com sede na vila de Proença-a-Nova serão acomodadas neste espaço, caso do Grupo Coral, Companhia de Teatro, Núcleo da Juventude, Escola de Música, entre outras.
O projeto da Casa das Associações, disponível a partir de final março, foi apresentado pelo vice-presidente da Câmara, João Manso, que revelou igualmente que a autarquia irá iniciar uma nova forma de apoiar as associações, beneficiando aquelas que mais atividades desenvolverem durante o ano, inclusive as que resultarem de intercâmbios entre associações.
Do programa do II Encontro de Associações fez ainda parte a apresentação da Ecogerminar, Desenvolvimento Local, Economia Solidária e Inovação Social, pela voz do presidente Marco Domingues, que sintetizou algumas das iniciativas que desenvolvem em Juncal do Campo, no Concelho de Castelo Branco, de onde se destaca Há Festa no Campo ou Ecoturismo – Experiências d’Al-deia. “É possível fazer numa pequena aldeia o que se faz numa grande cidade”, afirmou Marco Domingues, não sendo por isso de surpreender que a aldeia tenha um mural de Vhils. no âmbito do Festival Aldeias Artísticas. Da parte da Câmara foram apresentados projetos inclusivos que dinamizam as aldeias e são realizados em conjunto com as associações, como a Bibliomóvel, a Unidade Móvel de Saúde e a Ginástica Sénior, e foi ainda realizada uma apresentação sobre o turismo no Concelho, com o objetivo de sensibilizar os presentes para a necessidade de valorizar e divulgar o património existente.


02/03/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
30/05
Baião d’OxigénioCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
30/05
RumiaCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
31/05
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video