COMEMORAÇÕES TERMINAM SÁBADO COM O CONCERTO DE FÁBIA REBORDÃO
Forum festeja uma década de vida
O Forum Castelo Branco iniciou ontem, terça-feira, as comemorações do 10º aniversário da sua abertura ao público, sendo que o programa festivo se prolonga até sábado.
No momento em que o espaço comercial comemora uma década de vida, o diretor do Forum Castelo Branco, Nuno Costa, faz um balanço “positivo” e realça que “o Mundo transformou-se muito em 10 anos, mas há uma evidência, o Forum está vivo e recomenda-se”, acrescentando que “o Forum soube adaptar-se às novas circunstâncias e os logistas também”.
Nuno Costa realça ainda que “o comércio integrado é um enorme benefício para a cidade e para a Região, pelo poder de encontrar um conjunto de serviços, uma oferta diversificada”. Isto, num espaço que em termos de área de influência, “na prática chega até Espanha, porque temos uma forte presença de espanhóis, principalmente ao fim de semana”, enquanto no território nacional “vai até Portalegre, para Sul, a Este até Abrantes e a Norte até à Covilhã e mesmo à Guarda”, com Nuno Santos a explicar que “grande parte das nossa insígnias âncora só é possível encontrá-las a partir de Viseu, Leiria ou Coimbra”.
Ainda com a atenção centrada nos 10 anos do Forum, Nuno Santos refere que, passado este tempo, “na essência as lojas âncora estão todas, pelo que a oferta está mais o menos inalterada”, recordando, no entanto, que, “no início, não tínhamos a HM, mas agora sim e esta também é uma loja âncora”.
O diretor do Forum acrescenta ainda que “houve alguns ajustamento, o que é natural, porque nada se mantém estático. Há um certo dinamismo a que temos que estar atentos”, tanto mais que, destaca “nada é eterno. Só a mudança é que é constante”.
No que se refere à festa do 10 aniversário o momento alto teve lugar ontem, terça-feira, com o indispensável bolo de anos e com a inauguração da denominação das ruas e praças do Forum, que teve como objetivo “celebrar a ligação à Região”.
Assim, desde ontem, terça-feira, quem percorrer o Forum encontra agora a Rua Afonso de Paiva, a Praça do Bordado de Castelo Branco, a Rua Amato Lusitano, a Rua António Salvado, a Rua Antó-nio Ramalho Eanes, a Rua Mestre Cargaleiro, a Rua das Portas de Ródão, a Rua João Roíz de Castelo Branco, a Praça Viola Beiroa e a Rua do Adufe, sendo que as placas toponímicas têm a assinatura de Mariana Branco e Emanuel Barreira, da Halfstudio.
No fim de semana a s celebrações também saíram à rua através da intervenção artística no espaço público dos street artists Kruella D’Enfer (Ângela Ferreira) e Oze Arv (José Carvalho), que foram convidados para desenvolverem a sua interpretação da iconografia do Bordado (Fauna e Flora) em placas de sinalética vertical colocadas no Centro Histórico de Castelo Branco.
No âmbito do 10 aniversário alguns espaços do Forum também estão vestidas com peças únicas das coleções de Bordado de Castelo Branco. Uma exposição colaborativa que surge em parceria com a Câmara de Castelo Branco, enquanto tutela das entidades museológicas e interpretativas da região.
O Bordado de Castelo Branco surge integrado nas comemorações, porque “é muito importante para Castelo Branco e para a Região e, daí, o eixo que desenvolvemos. Em 10 montras é apresentado um percurso a contar uma história em torno do Bordado, que procura explicar a sua origem e todo o processo. É uma explicação de como o Bordado de Castelo Branco é feito e depois há uma montra com peças em exposição, que tem um destaque muito grande”.
As comemorações do 10º aniversário, no entanto, contam ainda com outro momento alto, que tem lugar sábado, a partir das 21 horas, com o concerto com Fábia Rebordão, que brindará o público com um repertório do novo fado e música de cariz mais popular, embora com uma roupagem bastante atual e contemporânea.
Quanto ao futuro do Forum Castelo Branco, Nuno Santos garante “que em breve haverá novidades” e sem revelar qualquer pormenor apenas avança que em matéria de espaço “a taxa de ocupação é de quase 100 por cento, mas haverá ajustes pontuais, para consolidar o que existe e também para melhorar a oferta”.
O que é já garantido é que dentro de pouco tempo o Forum Castelo Branco começa a preparar a chegada do Natal, com “elementos diferentes de ano para ano, mas basicamente nos moldes que temos tido. No corredor Norte haverá espaços dedicados às crianças, o presépio também estará presente, bem como o Pai Natal, que chega em novembro, como habitualmente”.
António Tavares