1 de novembro de 2017

António Tavares
Editorial

O relatório Prevenir o Envelhecimento de Forma Desigual, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) confirma que Portugal é, dos países que a integram, o quinto mais envelhecido.
Algo que não é uma novidade.
O mesmo relatório revela outro dado importante, ao evidenciar que a Beira Baixa é a região portuguesa mais envelhecida, uma vez que qualquer coisa como 29 por cento da população tem mais de 65 anos. Isto, quando a média nacional é de 20 por cento.
E estes números também não são uma novidade, pois quem percorra a Beira Baixa facilmente percebe que, principalmente nos meios rurais, os idosos são muitos e as crianças poucas ou nenhumas.
A Beira Baixa ocupa mesmo a quinta posição, no que respeita à percentagem de idosos, a nível mundial. Afinal, só é ultrapassada por regiões, como Orense, em Espanha, com 39 por cento; Evrytania, na Grécia, com 33 por cento; Akita, no Japão, com 32 por cento; e Halliburton, no Canada, com 31 por cento.
O relatório da OCDE avança ainda que em Portugal, em 2015, os idosos com mais de 80 anos representavam seis por cento da população, com esse valor a aumentar mais que o dobro, para 14 por cento, em 2050.
Ou seja, Portugal será, cada vez mais, um país de velhos e o Interior, que já está muitíssimo envelhecido, o ficará ainda mais. Claro está que o futuro só o tempo o revelará, mas também é garantido que se tal como até agora nada for feito para contrariar esta escalada de envelhecimento da população, estas previsões se confirmarão, com todas as consequências que tal acarreta.

01/11/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video