Para participação em projetos comuns nos domínios da realização de ações de formação
Politécnico assina protocolo com a Proside
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinou quinta-feira um protocolo de cooperação com a empresa Proside Lda., que tem como objetivo a participação em projetos comuns nos domínios da realização de ações de formação, de investigação, de inovação e de divulgação e o apoio na realização de estágios de alunos em áreas formativas de comum interesse.
O protocolo abrange igualmente o apoio bilateral na realização de estudos e atualização técnico-científica, de projetos de investigação e de inovação e de trabalhos de prestação de serviços especializados.
O presidente do Politécnico, Carlos Maia, salientou a importância da assinatura deste protocolo, com uma empresa que é reconhecida nacional e internacionalmente, e as mais valias que este poderá trazer para o Politécnico e para a Região.
Por seu lado, Paulo Alves, que é Albicastrense e CEO da empresa Proside, revelou ter uma motivação pessoal para a assinatura deste protocolo, pois este criará condições para manter os jovens programadores em Castelo Branco, oportunidade que revela não lhe ter sido apresentada quando iniciou o seu percurso profissional. A motivação profissional passa pela implementação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento em Castelo Branco, que poderá em breve contar com 50 programadores, e que se pretende venha a ter um papel ativo no desenvolvimento de projetos nacionais e internaci- onais.
A empresa já tem implementada a Proside Academy no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco e está envolvida num projeto de investigação, na área do medicamento, com docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco.
A Proside foi fundada em maio de 2004 e é uma empresa que atua na área das tecnologias da informação. As suas atividades de negócio centram-se no design, conceção e execução de sistemas de informação, na consultadoria tecnológica de sistemas de informação e na conceção de projetos de desenvolvimento de software.
A Proside marca também posição no cenário internacional, estando presente em países como Espanha, Inglaterra, Angola, Cabo Verde e Moçambique, nos quais desenvolve relações e parcerias com os principais intervenientes nesses mercado e através de protocolos internacionais de cooperação, recentemente assinados com a Samsung e a Microsoft.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do presidente do Politécnico, Carlos Maia; do CEO da Proside, Paulo Alves; João Ferreira, da AICEP; Domingos Santos, diretor do CEDER, José Carlos Metrôlho
, diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco e de Bruno Matias, que foi o vencedor da última edição do concurso Poliempreende e é consultor na Proside.