CERIMÓNIA REALIZADA NO DIA DE REIS, em idanha-a-Nova
Câmara entrega prémios dos concursos de Presépios e de Árvores de Natal
O Dia de Reis, sexta-feira, foi assinalado em Idanha-a-Nova com a entrega dos prémios do Concurso de Presépios e do Concurso de Árvores de Natal Criativas, duas iniciativas que no período natalício mobilizaram escolas, instituições e espaços comerciais do Concelho.
A entrega dos prémios decorreu no salão nobre da Câmara de Idanha-a-Nova, com o presidente da autarquia, Armindo Jacinto, a felicitar todos aqueles “que, ano após ano, participam com entusiasmo na valorização dos usos, costumes e tradições do Concelho de Idanha-a-Nova”.
O autarca lembrou que estas tradições também foram promovidas em França, no Mercado de Natal de Estrasburgo e realçou que “não foi por acaso que Idanha teve a honra de organizar a participação portuguesa numa das maiores feiras natalícias da Europa. Aconteceu porque é reconhecido o valor e a genuinidade das nossas tradições de Natal”. O Concurso de Presépios, promovido pela Câmara de Idanha-a-Nova, registou 30 participações.
Na categoria Instituições, Associações e Comerciantes venceu a União de Freguesias de Zebreira e Segura – Centro Interpretativo da Biodiversidade. Na segundo posição ficou o Centro de Dia de Proença-a-Velha, enquanto o terceiro lugar foi para a Fábrica da Igreja Paroquial de Monfortinho – Grupo Cantigas d’Aldeia, sendo que na quart posição se classificou a Florista Ferrer de Idanha-a-Nova.
Na categoria Escolas e Jardins de Infância ganhou a Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova – Turma 8ºB. No segundo lugar ficou a EPRIN – 2º Ano do Curso de Apoio à Infância e no terceiro a Creche e Jardim de Infância do Rosmaninhal, enquanto o Jardim de Infância da Mascal, do Ladoeiro, ocupou a quarta posição.
No que respeita ao Concurso de Árvores de Natal Criativas, organizado pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, contou com 25 árvores a concurso, divididas por três categorias.
Na categoria Associações e Espaços Comerciais o primeiro lugar foi para os Pioneiros do Agrupamento 326 do CNE, seguido do Clube União Idanhense, Clube de Ténis de Idanha-a-Nova e Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova.
Na categoria Juntas de Freguesia e IPSS ganhou a Mascal, do Ladoeiro, seguida da Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida, da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova – Jardim de Infância e da União de Freguesias de Zebreira e Segura.
Na categoria Escolas e Infantários venceu o Jardim de Infância de Idanha-a-Nova, seguido da EB1 Ladoeiro – AEC, da EPRIN – Turma de Apoio e da EB1 Idanha-a-Nova.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a atuação das Adufeiras de Idanha-a-Nova que cantaram as Janeiras e claro está que não faltou o bolo-rei.