RUBÁ’IYAT POEMAS DO AMOR E DO VINHO
Gonçalo Salvado apresenta novo livro
Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho é o título do livro de poesia da autoria de Gonçalo Salvado, com desenhos de José Rodrigues, que é apresentado sábado, a partir das 16 horas, na ArtSpace, que se localiza na Gouxaria, Alcanena.
A nova obra inspira-se no título homónimo atribuído ao poeta persa Omar Khayyam (1048 - 1131) e inclui desenhos inéditos do escultor José Rodrigues, numa colaboração da Fundação José Rodrigues.
A apresentação decorre lugar no contexto da inauguração da exposição Um Corpo É Sempre Uma Chama - Esculturas e Desenhos de José Rodrigues, que é comissariada por Maria João Fernandes, que também é a autora do prefácio do livro, que é ainda enriquecido com grafismos de Ambrósio Ferreira.
Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho terá duas edições. A primeira, limitada, consiste num livro associado a uma garrafa de vinho produzida para o efeito pela Quinta dos Termos. Na segunda marcará presença com um prefácio, o poeta e arabista Adalberto Alves e o livro será traduzido para persa.
Maria João Fernandes realça, no prefácio, que “este livro testemunha o encontro de dois grandes líricos, Gonçalo Salvado, poeta exclusivo do erótico e do feminino, Prémio Literário da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro em 2013 com doze livros publicados, e o escultor José Rodrigues, um dos introdutores da modernidade em Portugal, que achou no corpo da mulher o seu motivo de eleição. À poesia musicalmente depurada de Gonçalo Salvado, lapidar quase, na cintilação dos seus versos e no fulgor das suas metáforas que brilham como pequenos sóis com o rosto da amada sempre ao centro, responde a mágica síntese das linhas nos desenhos de Mestre José Rodrigues. Arabescos igualmente musicais, onde vemos irradiar a mesma cintilação dos poemas, fase negra de uma alquimia que realiza sobre o branco do papel a sua combustão e a plenitude de uma transfiguração”.