18 de outubro de 2017

EM ENCONTRO DA APEDT
Novas estratégias no cuidar em Nefrologia discutidas

A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação (APEDT), através do seu representante regional, Jorge Mendes, que é enfermeiro chefe do Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realiza, sábado e domingo, no Hotel Tryp Colina do Castelo, em Castelo Branco, o 15º Encontro da APEDT.
O Encontro, que tem como presidente, Jorge Mendes, é subordinado ao tema Novas estratégias no cuidar de Nefrologia e prevê-se que conte “com cerca de 200 participantes, de Norte a Sul do País, esperando-se que a troca e a partilha de conhecimentos e experiência contribuam para mais e melhores cuidados em Nefrologia.
O programa começa sábado, às 15 horas, com a mesa Cuidados paliativos em Nefrologia miragem ou realidade, moderada por Raquel Ribeiro, que conta com a participação de Ana Freitas, que aborda o tema Tratamento Conservador, uma escolha? Para quem?, e Ana Garcia e Raquel Bargão, com o tema Tratamento conservador da IRCT: Onde o cuidado nefrológico se aproxima da filosofia paliativa.
Às 16 horas tem início a mesa Modelos de prestação de cuidados nas unidades de hemodiálise, moderada por Maria Saraiva. Os temas serão O modelo americano e a tendência na Europa, por Raquel Ribeiro; A captação de enfermeiros de diálise e a introdução de técnico de diálise, por Maria Teresa Parisoto e Aceitabilidade do exercício da prática avançada em enfermagem pelos enfermeiros especialistas, por Patrícia Gomes.
A conferência final, moderada por Fernando Vilares, começa às 17h30, com João Fazendeiro a apresentar o tema Tornar o trabalho diário dos enfermeiros visível: Avaliação e documentação de Enfermagem – Um verdadeiro!
Domingo, os trabalhos começam às 9h15, com a sessão de abertura, e às 10 horas tem início a mesa Novos desafios em diálise peritoneal, moderada por Miguel Sousa, com as intervenções de Raquel Bargão e Daniela Martins sobre Diálise peritoneal em doentes institucionalizados: Da intenção à prática assistencial; e Carlos Torgal, sobre Monitorização remota de doentes em diálise peritoneal automática.
Acreditação – Rumo à qualidade é o tema da mesa moderada por Jorge Melo, a partir das 11h30. André Ribeiro e Marta Macedo falam sobre Acreditação do serviço de Nefrologia, enquanto Paulo Carrapato aborda o tema Hospital Beatriz Ângelo. Acreditação Joint Commision.
Pedro Gonçalves é o moderador da mesa Agulhas para hemodiálise: Em busca da perfeição, que começa às 12h30, com Jorge melo a falar no Caminho percorrido e Rui Sousa nas Tendências e futuro.
Os trabalhos sã retomadas às 15 horas, com a mesa Tendências em hemodiálise, moderada por Jorge Mendes. Miguel Sousa aborda ao tema Evolução da hemodiálise ao longo dos anos e Clemente Sousa o tema Auto cuidado com o acesso arterio-venoso.
A sessão de encerramento, com o presidente da APEDT, Fernando Vilares, e o presidente do Encontro, Jorge Mendes, está marcada para as 16 horas.

18/10/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video