ENCONTRO REúne CERCA DE 100 PESSOAS
Chão da Vã mantém viva a tradição da lagarada
Chão da Vã festejou, sábado, o final da campanha da azeitona de 2016 com a tradicional lagarada, onde o azeite foi rei tendo por acompanhantes o bacalhau e as tibórnias. O convívio reuniu perto de 100 pessoas, entre sócios e não sócios da Cooperativa de Olivicultores de Chão da Vã, que encheram a Casa do Povo.
Como também já é habitual, entre os presentes esteve quase todo o executivo da Câmara de Castelo Branco, tendo o presidente, Luís Correia, manifestado agrado por o Lagar de Chão da Vã continuar a laborar, já que se trata de um dos poucos exemplos, no Concelho de Castelo Branco, do modo produção tradicional de azeite por pressão a frio.
O presidente da autarquia Albicastrense fez questão de referir que é uma aposta do seu mandato a valorização dos produtos locais, pelo que o esforço da Cooperativa de Chão da Vã em produzir azeite de modo tradicional deve ser reconhecido tendo ainda realçado que a infraestrutura cumpre também um papel importante na promoção das atividades tradicionais no setor do turismo.
Luís Correia concluiu a sua intervenção afirmando que sendo o turismo uma área estratégica para o desenvolvimento do Concelho, a Câmara de Castelo Branco continuará a estar atenta e a apoiar todas as atividades tradicionais, de modo a que quem os visitantes tenham um vasto conjunto de infraestruturas representativas da história local e dos diversos modos de produção tra- dicionais, sejam azeite, mel, tecidos, entre outros.
Também a presidente da União das Freguesias de Junta de Freguesia de Freixial do Campo e Juncal do Campo, Ernestina Perquilhas, deixou uma mensagem de solidariedade para com os sócios da Cooperativa que mantêm o lagar tradicional a funcionar.
Por seu lado, o presidente da direção da Cooperativa, Tiago Antunes, referiu que a campanha de 2016 não foi fácil, não só porque foi um ano de pouca azeitona, mas também porque manter uma estrutura tradicional tem custos adicionais que os lagares modernos não têm, mas que o importante é que o azeite aí produzido seja de elevada qualidade.
António Camões, presidente da assembleia geral da Cooperativa, agradeceu o empenho da direção, na pessoa de Tiago Antunes, em manter vivo o lagar, que para além da produção de azeite recebe a visita de crianças de diversas escolas do Concelho, aproveitando também para agradecer a todos os que participaram na lagarada.