Festas do Espírito Santo, dos Açores, regressam à Beira Baixa
As tradicionais Festas do Espírito Santo estão de regresso à Beira Baixa, no próximo dia 7 de maio.
Tal como aconteceu em 2009 a Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Beira Baixa, convidou os seus congéneres do Faial para recriarem a sua festa tradicional. Este será o ponto alto da visita de uma comitiva de cerca de 30 pessoas, incluindo 10 crianças do 1º Ciclo, à cidade de Castelo Branco.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Jorge Neves, explica que “este será, sem dúvida, o momento alto desta visita. Vamos fazer uma procissão da Igreja do Espírito Santo até à Sé. Depois haverá uma missa, onde será feita a coroação do Espírito Santo, terminando com um almoço, tipicamente Açoriano, com as Sopas do Espírito Santo”.
Para o autarca este é mais um ponto alto da geminação, “que tem sido de facto uma geminação que não tem ficado no papel. Tem envolvido a comunidade e desta vez há aqui uma forte envolvência dos mais novos”.
As Festas do Espírito Santo, são tradicionais nos Açores, acontecem no sétimo domingo depois da Páscoa e na segunda-feira seguinte, que é feriado regional.
As Festas do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, são as mais populares do Arquipélago dos Açores. Inúmeras vilas e freguesias celebram estas festas, onde ocorre normalmente a coroação do Imperador ou Imperatriz da Festa. O ponto alto decorre com a procissão que percorre uma parte significativa das ruas das localidades terminando na sua igreja, onde é então celebrada uma missa. Ao fim do dia começa a parte não religiosa da festa, quando são servidas as Sopas do Espírito Santo, às quais acorre, regra geral, muita gente, sendo que além da sopa propriamente dita é também servido um prato de carne guisada com batata, vinho e pão doce ou massa sovada no fim. Depois a festa segue profana com música, bailaricos, rifas e entretenimento geral.
CV