22 de fevereiro de 2017

SEXTA-FEIRA E SÁBADO
Penamacor acolhe conferência internacional sobre turismo sustentável

A Câmara de Penamacor organiza, sexta-feira e sábado, a Conferência Internacional de Turismo Sustentável. O encontro é dedicado ao turismo sustentável em Portugal e no Mundo, enquadrando-se nas celebrações do Ano Internacional de Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, incluindo-se a Rede Europeia de Geoparques UNESCO como patrocinadora oficial.
O objetivo da conferência é apresentar uma panorâmica contemporânea e de oportunidade do turismo sustentável na Europa e em Portugal, assim como realçar o potencial que o turismo tem para o desenvolvimento regional, em particular no meio rural.
O programa começa sexta-feira, às nove horas e às 9h30 tem lugar a mesa de abertura, com o representante da secretária de Estado do Turismo; o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, o presidente do concelho de administração da Naturtejo e presidente da Câmara de Idanha-a-Nova; Armindo Jacinto; o presidente da Câmara do Sabugal, António dos Santos Robalo; o presidente da Câmara de Almeida, António Batista Ribeiro; e o presidente da Câmara de Penamacor; António Luís Beites Soares.
Às 11 horas começa o primeiro painel, subordinado ao tema Turismo Sustentável: Exemplos e oportunidades internacionais, Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, que será introduzido pela diretora da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), Ana Rita Garcia.
A partir das 11h10, Kristin Rangnes, que é vice-presidente da Rede Europeia de Geoparques e coordenadora do Geo Norvegica UNESCO Global Geopark, aborda ao tema Os Geoparques UNESCO como destinos de turismo sustentável.
Carta Europeia de Turismo Sustentável como estratégia de desenvolvimento sustentável é o tema abordado a partir das 11h40, por Carol Ritchie, que é diretora executiva da Federação EUROPARC.
O coordenador dos Serviços Estratégicos de Desenvolvimento territorial da Diputacíon de Cáceres e diretor do Geoparque Villuercas-Iborees-Jara, José María Barrera, fala sobre Projetos de turismo sustentável na Extremadura, com destaue para o Geoparque Villuercas-Iborees-Jara.
Os trabalhos continuam à tarde, a partir das 15 horas, com o segundo painel, subordinado ao tema Turismo Sustentável em Portugal: Presente e futuro, que é introduzido por Armindo Jacinto. O programa continua ao longo da tarde com os temas Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal: Ponto de situação e estratégia, por Pedro Machado; Turismo do Alentejo e Ribatejo: Apresentação de estratégia 2012-2022, pelo diretor do Departamento de Turismo do Alentejo; José Santos; O Geopark Naturtejo uma estratégia de desenvolvimento regional, pelo coordenador cinetifico do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, Carlos Neto de Carvalho; Arouca GeoparK. Experiências e casos de sucesso, por Margarida Belém, presidente da Associação Geoparque Arouca e vice-presidente da Câmara de Arouca; Geopark Terras de Cavaleiros: Experiências e casos de sucesso, por Sílvia Marcos, coordenadora executiva do Geopark Ter- ras de Cavaleiros; e Estratégias de Turismo para os Açores e o papel do Geopark Açores, por Eva Lima, técnica superior do Geopark Açores.
Sábado o programa começa às 9h30, com terceiro painel, subordinado ao tema Turismo Sustentável e Desenvolvimento Regional, com a introdução a ser feita por António Luís Beites Soares.
Na parte da manhã são apresentados os temas Rede Bikotel: Oportunidades de desenvolvimento turístico, por Marta Salvador, Rede Bikotel Project Manager; Grande Rota das Aldeias Históricas: Oportunidades de desenvolvimento turístico, por Dalila Dias, coordenadora das aldeias Históricas de Portugal; CETS – Terras do Lince: Oportunidades de desenvolvimento turístico CETS Gata-Malcata/Terras do Lince oportunidades de desenvolvimento turístico, por Mariana Vilas Boas, técnica superior do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional; reserva Natural da Serra da Malcata: Um potencial destino para o turismo sustentável, por António Cabanas, técnico superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; Valorização do Complexo Mineiro das Minas da Presa/Ouro Romano para a diferenciação turística de Penamacor, por Francisco Javier Sánchez.Palencia Ramos, professor do Conselho Superior de Investigações Científicas, Espanha.
A cerimónia de encerramento da conferência está marcada para as 12 horas e depois do almoço decorrerá ainda uma visita temática a Penamacor.

22/02/2017
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
29/01
António Alçada BaptistaAcademia Sénior da Covilhã
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video