GNR comemora Dia da Unidade
O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) comemora o Dia da Unidade, a 28 deste mês, na Sertã.
O programa, no entanto, tem início sexta-feira, às 9h30, na Casa da Cultura da Sertã, com a inauguração da exposição do Museu da GNR. A partir da mesma hora, mas no exterior do edifício, realizam-se ateliers relativos a diferentes valências da GNR. Às 10 horas, no auditório da Casa da Cultura realiza-se uma ação de sensibilização sobre acidentes com máquinas agrícolas.
Ainda sexta-feira, a partir das 14 horas, no auditório da Casa da Cultura, decorre um ciclo de conferências. Às 14h15, José Massano Monteiro, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, apresenta o tema Técnicas de silvicultura para a prevenção de incêndios florestais. A partir das 15 horas, A morte nas estradas do Distrito: Como evitar? É a comunicação apresentada pelo sargento ajudante Parente da Silva, chefe do NICAV do DT de Castelo Branco da GNR. Proteção ambiental/descargas poluentes “A qualidade da água: monitorização e fiscalização é o tema apresentado por Susana Fernandes, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). , a partir das 16h30. A partir das 17h15, Liliana Reis, do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), fala sobre A política de asilo da UE: Dilemas morais e legais.
Domingo, a partir das oito horas, com início da Alameda da Carvalha, na Sertã, realiza-se a Caminhada pela Floresta – Trilho do Xisto da Sertã a Troviscal, com uma extensão de 15 quilómetros.
O programa continua dia 27, mas em Castelo Branco, a partir das 10 horas, é disputado um jogo de futebol entre a GNR e as forças de segurança de Castelo Branco.
No Dia da Unidade, dia 28, as comemorações regressam à Sertã, com a celebração de uma missa, na Igreja Matriz da Sertã, às 11 horas.
As cerimónias militares decorrem na Alameda da Carvalha, a partir das 14 horas, com a receção das entidades, seguindo-se a formatura. A cerimónia militar propriamente dita começa às 15 horas, incluindo a prestação das honras regulamentares AE, revista às forças em parada, integração do Estandarte Nacional, intervenções, imposição de condecorações, homenagem aos mortos, desfile militar e desintegração do Estandarte Nacional.
Depois, dia 17 de maio, o programa inclui ainda um seminário internacional sobre violência doméstica, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.