27 de dezembro de 2017

IDANHACULTA E CÂMARA ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PARA 10 ANOS
Idanha quer ser capital do bem-estar

A Câmara de Idanha-a-Nova e a Associação IdanhaCulta, responsável pela gestão da Herdade da Granja, vulgo Boomland, e pela organização de eventos como o Boom Festival e o Being Gathering, ambos realizados no Concelho de Idanha-a-Nova, assinaram um protocolo de cooperação a 10 anos.
Reconhecendo a importância do Boom Festival que, no ano passado, recebeu visitantes de 154 nacionalidades, a autarquia compromete-se a criar condições favoráveis a inúmeros projetos com base na Herdade, enquanto a Associação tem como ambição contribuir para tornar Idanha-a-Nova na Capital do Bem-Estar até 2028.
O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, afirma que “o Boom Festival tem sido um dos principais mensageiros da estratégia de desenvolvimento sustentado de Idanha-a-Nova enquanto Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. O desafio permanente é que a realização do Boom Festival contribua de uma forma socialmente responsável para o progresso deste território, com toda a economia que movimenta e com os seus princípios de sustentabilidade” e acrescenta que “é notável o esforço da organização do Boom Festival, em articulação com entidades locais, para empregar pessoas do território e consumir produtos biológicos locais, num concelho que é hoje uma referência nacional e internacional na produção bio”.
A Associação IdanhaCulta, organização que nasceu da mobilização ativa de diversas pessoas que se tornaram residentes em Idanha-a-Nova, e que gere a Herdade de cerca de 150 hectares que acolhe o Boom Festival, compromete-se, por sua vez, a realizar o Being Gathering e a suportar em parceria com a Good Mood o Boom Festival. A entidade que tem como objetivos a dinamização social, ambiental, cultural e recreativa na região, responsabiliza-se por organizar os dois eventos “em moldes que constituam estímulo e incentivo ao turismo nacional e internacional para o Concelho de Idanha-a-Nova, promovendo-o enquanto território de excelência e valorizando os seus produtos regionais”. Algo que, aliás, tem vindo a acontecer. Só na última edição, 40 por cento dos fornece dores do Boom, assim como 10 por cento dos colaboradores, provinham da região.
Por outro lado, o principal objetivo do protocolo é preparar o futuro, continuando a afirmar a ligação do Concelho à economia verde, uma vertente em que o Boom Festival é percursor, sendo há cinco edições consecutivas considerado Outstanding Greener Festival Award pelo Greener Festival Award.
Foi, aliás, com o propósito de desenvolver uma visão estratégica para o futuro da Herdade da Granja (Boomland) e a sua ligação com a envolvente que nasceu a IdanhaCulta. É neste espaço que a Associação prevê “concretizar projetos agrícolas, florestais, silvo-pastoris, por forma a criar uma área considerada plenamente sustentável, assim promovendo e valorizando o território. O objetivo é criar um Parque de Artes e Natureza sustentável que seja um ícone mundial, onde se realizem eventos, atividades formativas, retiros, passeios na natureza, centro de interpretação, entre outros”. Estas são ações previstas no âmbito do masterplan que a instituição desenvolveu a pensar na gestão da Boomland e que se compromete agora a concretizar no protocolo que estabeleceu com a Câmara.
O plano prevê, entre outros aspetos, uma estratégia a médio e longo prazo para as áreas florestais da Herdade da Granja e Vale da Moreira – Espadaneira e Calafate que passa pela gestão do povoamento de azinho, incremento de outras espécies como o Carvalho negral e, pela reconversão das áreas de eucaliptal no sentido de valorizar os sistemas presentes e a adequar a gestão às funções dos espaços florestais, em conformidade com o Plano Regional de Ordenamento Florestal; renaturalização dos espaços ribeirinhos nomeadamente linhas de água, margem e zonas húmidas; assegurar a manutenção da representatividade de culturas e atividades agro-pastoris tradicionais da região; e uma ideia polarizadora para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais que promovam com caráter permanente o local, o Concelho e a Região. Sempre em conformidade com a legislação regional e nacional.
“Desde 2002, são já oito edições do Boom Festival e duas do Being Gathering realizadas em Idanha-a-Nova. A vinda para este concelho foi decisiva para o Boom consolidar o seu projeto. A IdanhaCulta foi, por sua vez, formalizada há cerca de dois anos, com o objetivo de “perpetuar aquilo que já tem vindo a ser o nosso trabalho, mas agora mais focalizado na Boomland, que é o grande projeto da IdanhaCulta não só para Idanha-a-Nova, mas para Portugal”, explica a organização da Associação IdanhaCulta, que realça ainda o papel que a parceria com a Câmara tem tido para o desenvolvimento das suas atividades.

27/12/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video