ESCALOS DE CIMA
Capela de Santo Amaro alvo de obras de requalificação
A Capela de Santo Amaro, em Escalos de Cima, foi alvo de obras de requalificação, que renovaram por completo o equipamento.
A Capela, que serve de casa mortuária, fica agora mais moderna e também funcional para esse “ato social”.
Entre as obras realizadas, foi substituído o telhado, o pavimento interior, todas as portas e janelas, todo o reboco interior e exterior, bem como a construção de sacristia e casas de banho.
A intervenção no edifício, foi efetuada pela empresa João de Sousa Baltazar, da Freguesia de Escalos de Cima/Lousa, e custou à autarquia mais de 83.700 euros.
Na cerimónia de inauguração o padre António Castanheira lembrou as obras de beneficiação que a Capela foi recebendo ao longo dos anos, “com o apoio da comunidade”, no entanto o edifício foi-se degradando e necessitava de obras profundas, “o edifício tem agora equilíbrio estético, tem conforto, é um equipamento mais capaz e é um beneficio para todos”, afirmou o pároco.
José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Escalos Cima/Lousa, reforçou a necessidade das obras realizadas, pelo facto da Capela desempenhar as funções de capela mortuária, “temos que dar condições a quem está num momento de sofrimento, com a perda dos seus entes queridos”.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, destacou a forma como decorreu todo o processo, que começou em 2012, com a elaboração do projeto, pelo gabinete de arquitetura de Mário Benjamim.
“Esta é uma intervenção em várias vertentes, desde logo cultural, porque preservamos este imóvel, que faz parte da história e cultura da localidade. Tem também uma vertente social, pois a Capela cumpre esse papel quando serve de capela mortuária”, afirmou Luís Correia.
O autarca lembrou também que as freguesias, que mereceram ao longo de todo o mandato vários investimentos, fazem parte “da estratégia de desenvolvimento programado para o Concelho”.
CV