XV FESTIVAL DO AZEITE E FUMEIRO, QUE DECORREU DIAS 25 E 26 DE FEVEREIRO
Azeite e Fumeiro fazem sucesso em Proença-a-Velha
Em Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, os sabores e saberes tradicionais foram os reis no xv festival do azeite e fumeiro, que decorreu dias 25 e 26 de fevereiro.
Na abertura do certame, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou que “somos um território reconhecido pelos seus produtos de excelência. Hoje como outrora, o azeite e o fumeiro têm grande sucesso, porque são produzidos de uma forma genuína”.
Armindo Jacinto referiu que este festival, como todos os outros organizados ao longo do ano, no Concelho, tem como objetivo “dar vida ao território, criando autoestima nas populações e produzindo efeitos muito positivos na dinamização da economia, na criação de riqueza e de emprego”. Destacando a qualidade do azeite da região, Armindo Jacinto transmitiu ainda que, no mês de fevereiro, um azeite biológico Idanhense obteve o segundo lugar entre os seis azeites portugueses participantes na maior feira de produtos biológicos do Mundo, a Biofach, na Alemanha.
A presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, também enalteceu a qualidade dos sabores locais, ao afirmar que “temos um vasto olival tradicional que produz um excelente azeite nos nossos lagares e temos um fumeiro fantástico e reconhecido”, realçando ainda o envolvimento da população no certame.
Em Proença-a-Velha viveram-se dois dias de diversão, com animação temática para toda a família e muita música. Aqui o destaque vai para a grande noite de fados com Sara Paixão, Rui Aziago e Salomé Silveira, e para os grupos tradicionais de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.