14 de fevereiro de 2018

POESIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Júlio Dinis sob o olhar de António Salvado

A Real Associação da Beira Interior, com apoio da Câmara de Castelo Branco, organizou, dia 3 deste mês, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, uma palestra subordinada ao tema Júlio Dinis, Poeta, que teve como orador António Salvado.
António Salvado começou por lembrar que Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, nasceu em 1839, no Porto. Escreveu romances como Os Fidalgos da Casa Mourisca, As Pupilas do Senhor Reitor, A Morgadinha dos Canaviais e os contos Serões na Província. Os finais eram sempre felizes, foi um escritor do Romantismo.
Formou-se em Medicina na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, teve uma vida curta, morrendo com tuberculose.
Júlio Dinis começou por escrever obras dramáticas, sendo que algumas tiverem um êxito assinalável.
Júlio Dinis também escreveu poemas, coisa rara num romancista, mesmo nos dias de hoje. Ao contrário dos seus romances que terminavam em finais felizes, na maioria dos seus poemas prevalece o apelo à melancolia, à decadência física e espiritual, à mágoa, à morte. No entanto, o autor era uma pessoa que adorava a vida.
Durante a palestra António Salvado, Manuel Costa Alves, Maria de Lurdes Barata e Antónia, que é aluna da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) recitaram poesias.

15/02/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video