28 de fevereiro de 2018

Forno comunitário de Ripanso está requalificado

As obras de requalificação do forno comunitário de Ripanso foram inauguradas dia 17 de fevereiro, por ocasião do 150º passeio pedestre que realizou uma das paragens da caminhada junto a esta infraestrutura. Com a presença da população, o momento foi assinalado com o descerrar de uma placa pelo presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, que recordou o avançado estado de degradação do forno. “É fundamental intervir no património comunitário das nossas aldeias, não apenas pela simples preservação dos equipamentos mas, acima de tudo, para manter viva a memória dos lugares e as histórias a eles associadas”, considera.
No dia em que foi inaugurado, o forno foi aceso ajudando a dar consistência à rábula que o grupo de teatro Váatão apresentou em Ripanso aos participantes no passeio pedestre Trilhos do Plangaio. Assim, uma mulher ensinava à sua afilhada como fazer pão e recordava os ratinhos que tinham ido para a ceifa no Alentejo. Enquanto amassavam, interagiam com um vizinho, quase surdo, criando situações divertidas. A jovem aprendiz acabou por não conseguir fazer pão, antes as pizzas de plangaio que foram distribuídas aos caminheiros neste ponto.
Para além da intervenção em Ripanso, a Câmara também realizou obras de beneficiação no forno comunitário de Giesteiras e na Fonte da Mina, na Maljoga.

28/02/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
12/07
Livro XI das Confissões de Santo AgostinhoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video