21 de março de 2018

CERTAME DECORRE SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO
O reino do queijo em Alcains

Alcains, entre a próxima sexta-feira e domingo, volta a ser o reino do queijo, com a já tradicional Feira do Queijo que, no entanto, este ano apresenta algumas novidades resultantes da nova estratégia da Câmara de Castelo Branco, para os certames que se realizam no Concelho, sob o lema Castelo Branco – Natureza, Sabor e Cultura.
Na apresentação da Feira, o presidente da Câmara, Luís Correia, realçou que uma das novidades é que o certame “regressa ao local original, o Solar - Museu do Canteiro” e sublinhou que “esta feira representa mais uma atividade para valorização dos nossos produtos. Todos sabemos a tradição e a história do queijo em Alcains e isso é o que queremos valorizar mais”.
Luís Correia acrescentou que, assim, “estamos a valorizar a Freguesia de Alcains”, relembrando que o certame “tem tido muitos visitantes e tem ajudado a dinamizar a Freguesia”.
Mais à frente o autarca reforçou que o certame apresenta “novidades fortes, no sentido de reforçar uma tradição de Alcains. Importa valorizar atividades tradicionais, como o queijo e a pastorícia e mostrar às pessoas que ainda existem”.
Assegurou que no respeitante a estas atividades “há ainda um caminho de futuro” e, por isso, “há que dar uma oportunidade aos que já trabalham nelas, para venderem os seus produtos, mas também esta ser uma forma de mostrar aos jovens que há possibilidade de investimento, de concretizarem um futuro nestas atividades”. Uma matéria em que acrescentou que “em Alcains já há exemplos de jovens que estão à frente destas atividades”, defendendo que “devem servir de exemplo para outros seguirem o mesmo caminho”, tanto mais que “envolvemos a Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), para que esses jovens que queiram lançar-se nessas atividades sejam apoiados”.
A exemplo de Luís Correia, também o presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Mário Rosa, salientou que a Feira, que vai na 13º edição, “vai voltar ao Solar, dividida em vários pavilhões”.
Mário Rosa adiantou que o certame conta com “52 expositores, dos quais nove são de queijo, de Alcains e do Concelho, havendo também artesanato, cerâmica, cestaria”. A isto há a acrescentar “a parte da restauração, com três restaurantes de Alcains e um bar que será explorado pelo Clube Desportivo de Alcains (CDA)”.
O presidente da Junta referiu que “também inovamos com uma mostra de ovelhas, caprinos e vitelos, em parceria com a Escola Superior Agrária (ESA), de Castelo Branco, bem como com uma mostra de máquinas agrícolas”, não esquecendo que “a Feira vai ter uma mascote”.
O programa da Feira começa na próxima sexta-feira, às 18h30, com a inauguração, que conta com uma arruada do grupo de percussão Os Chibatas. À noite, a partir das 21h30, atua o grupo Picadinhos da Concertina.
Sábado, às 9h30, realiza-se uma das novidades do certame, que é o Tratoriando, um passeios de tratores. Depois, ao longo do dia, não faltará animação musical, com o Grupo de Bombos Vicentinos, às 10 horas; o grupo Trotto Saltarello, às 15 horas; o Rancho Folclórico de São Vicente da Beira, às 17 horas; o grupo popular Os Amigos de Castelo Branco, às 21 horas; e o grupo Southfield, de Alcains, a partir das 23 horas.
No sábado é também de destacar o momento em que se procederá ao fabrico de requeijão e de queijo, a partir das 16 horas.
Domingo, o dia começa às nove horas, com o tradicional passeio pedestre Rota das Leiteiras, organizado pela Associação Papa Léguas, seguindo-se, às 10 horas, um passeio de motorizadas antigas, organizado pelo motoclube Dogs’land. A música chega às 14h30, com o grupo Hora da Pinga, para continuar depois das 16h30, com o Rancho Folclórico de Sarnadas de Ródão.
No domingo é também de destacar a tosquia, que se realiza a partir das 16 horas.

21/03/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video