1 de agosto de 2018

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CEBOLAIS DE CIMA E RETAXO
Festêxtil traz memórias e inovação

A União das Freguesias Cebolais de Cima e Retaxo, recebeu, no fim de semana, o Festêxtil - Festival dos Têxteis, integrado na estratégia da au-tarquia de valorização e dinamização económica e cultural das freguesias.
O Festêxtil pretende ser também um elemento unificador das duas localidades, que em comum na sua história têm a indústria dos lanifícios que nos anos 60 do século passado, com várias dezenas de fábricas em laboração proporcionava à população das duas localidades uma situação económica e nível de vida muito acima do existente nas restantes freguesias e mesmo a nível nacional.
No domingo, dia 29 de julho, assinalou-se o primeiro aniversário do Mutex - Museu dos Têxteis. O espaço museológico, tem patente uma exposição de Rico Sequeira, com raízes familiares na localidade e que com as suas obras presta homenagem não só ao seu pai, mas a todos os trabalhadores da antiga Fábrica da Corga, onde hoje está instalado o Museu.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a aposta da Câmara na recuperação do espaço, das máquinas e a criação do Museu é já uma aposta ganha, afirmando que “valeu a pena ter investido neste espaço, porque está muito ligado à história das gentes destas localidades, e tem contribuído para a revitalização cultural e económica da União das Freguesias”.
Ao longo do Festêxtil decorreu o Concurso das Bonecas de Trapo e das Rodilhas, que surpreendeu pela qualidade dos trabalhos apresentados.
O objetivo da organização, Câmara de Castelo Branco e União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, foi apelar à tradição da elaboração destes dois objetos em trapos, em localidades ligadas desde sempre à indústria dos lanifícios, e ao mesmo tempo apelar à inovação, proporcionando o aparecimento de objetos, que apelando às memórias pudessem ser também objetos do nosso tempo.
Ao júri, composto por Carlos Semedo, em representação da autarquia Albicastrense, Marta Roque do MUTEX - Museu dos Têxteis, e as convidadas Ilda Ramos e Marta Belo, coube decidir os vencedores.
O júri decidiu atribuir dois primeiros prémios no Concurso das Bonecas de Trapos, ao Centro Social e Paroquial dos Cebolais de Cima e a Brígida Ribeiro. O terceiro lugar foi para Ricardo Martinho.
Nas rodilhas a vencedora Cláudia Dias, o segundo lugar foi para Filomeno Gonçalves e o terceiro para a Associação Andorinhas do Ponsul.

01/08/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video