EM COMUNICADO
Federação do PS congratula-se com melhorias na ferrovia
A Federação Distrital do Partido Socialista (PS) de Castelo Branco, através de um comunicado, veio congratular-se pelas melhorias que estão a ser feitas na ferrovia, nomeadamente na Linha da Beira Baixa.
No documento é referido que “o governo do Partido Socialista tem assumido o desígnio da importância de realizar investimentos estruturantes capazes de potenciarem a competitividade e o futuro de Portugal, em concreto dos territórios do Interior. É a partir deste pressuposto que a Federação Distrital do Partido Socialista de Castelo Branco se congratula com o investimento na-cional, que ultrapassa os dois mil milhões de euros, que este governo está a realizar no setor ferroviário e que beneficia objetivamente o Interior”.
Assim recorda que “entre 2005 e 2011, não podemos esquecer, o Partido Socialista promoveu um investimento estratégico com a eletrificação da Linha da Beira Baixa. Esta vantagem competitiva que o Partido Socialista pretendia para este território foi interrompida pelo governo PSD/CDS. Mostraram nessa altura, tal como têm feito recentemente, que o Interior, e concretamente, a região da Beira Baixa, não se encontra na lista das suas prioridades. Exemplo do que acabamos de afirmar aconteceu quando o governo do PSD/CDS trocou as carruagens que faziam a ligação Intercidades, na Linha da Beira Baixa, por outras sem conforto, piorando assim as condições de serviço aos cidadãos desta região”.
Isto para mais à frente realçar que o PS “tem sempre presente a luta pelo combate às assimetrias e pelo desenvolvimento do Interior do País. Foram realizados avultados investimentos entre 2005 e 2011 e atualmente o governo do Partido Socialista, liderado pelo Primeiro Ministro António Costa, incluiu a nossa região, logo em fevereiro de 2016, após a entrada em funções deste governo, no Programa Ferrovia 2020. Este é um sinal claro e inequívoco que o Partido Socialista, ao contrário de outros, não volta a cara aos problemas quando está no governo, enfrenta-os e procura as soluções para os resolver. O desenvolvimento do Interior tem a marca do PS, também na ferrovia”.
Perante isto a Federação “regozija-se com o novo investimento que se encontra em curso no setor da ferrovia. A constituição do Corredor Internacional Norte, onde está incluída a Linha da Beira Baixa, prevê a eletrificação da ligação da Covilhã à Guarda, troço que o governo do PSD/CDS eliminou da lista das suas prioridades”.
Mais à frente pode ler-se que a “eletrificação total da Linha da Beira Baixa, com o investimento em curso na eletrificação do troço Covilhã-Guarda, vem contribuir para, além de globalmente aumentar a competitividade da Região, a melhoraria do meio ambiente, a redução dos tempos de transporte, a ampliação da capacidade instalada, a elevação do conforto dos passageiros, a eficiência nos tempos de trajeto e, entre outros, a melhoraria das ligações internacionais em articulação com os portos nacionais assumindo-se uma verdadeira estratégia de desenvolvimento para Portugal e, concretamente, para a região onde nos inserimos”.
Por outro lado é recordado que, “recentemente, o ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou um novo investimento de 170 milhões de euros na aquisição de 22 unidades de material circulante para o País. Espera-se que a Linha da Beira Baixa também veja melhorado o serviço prestado aos cidadãos ao longo da mesma, com melhorias do material circulante e em resultado da eletrificação integral da ligação Lisboa/Guarda”.