NO ÂMBITO DAS FESTAS DE S. MIGUEL
Capela de S. Bartolomeu recebe caminhantes passado um século
Depois de um interregno de mais de um século, a Capela de S. Bartolomeu voltou a despertar o interesse dos Albicastrenses. No âmbito das Festas de S. Miguel, a Junta de Freguesia de Castelo Branco organizou, no passado sábado, 29 de setembro, uma caminhada integrada na Jornadas Europeias do Património, intitulada (Re)descobrir Património(s).
Os caminhantes concentraram-se de manhã junto da Igreja de S. Miguel da Sé e iniciaram o percurso até à Capela de S. Bartolomeu. Uma hora e meia depois da partida tiveram oportunidade de escutar o historiador Pedro Salvado que, in loco, apresentou a sua interpretação relacionada com aquele espaço na perspetiva da construção da paisagem cultural Albicastrense.
Por seu lado Adelaide Salvado contribuiu com uma interpretação crítica sobre o significado da religiosidade associada àquele espaço.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, evidenciou a importância destas iniciativas, que “permitem acrescentar mais conhecimento histórico, dignificar o património e valorizar a memória dos Albicastrenses”.
Leopoldo Rodrigues agradeceu ainda o apoio à iniciativa, por parte dos proprietários da herdade onde se encontra a Capela de S. Bartolomeu.