JÁ INTEGRAVA A ANTERIOR DIREÇÃO DA ESCOLA
Sara Brito Filipe é a nova diretora da Escola Superior de Gestão
Sara Brito Filipe é a nova Diretora da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). A cerimónia de tomada realizou-se dia 5 de novembro, no auditório Professor Domingos Rijo, com a presença do presidente, vice-presidentes e administradora do Politécnico, ex-presidentes do Politécnico, ex-diretores e responsáveis da ESGIN, autar-cas da região, representantes da sociedade civil, representantes de empresas e instituições, dire-tores de outras escolas superiores do Politécnico e docentes, discentes e alunos da ESGIN.
A cerimónia incluiu ainda a tomada de posse do novo subdiretor da ESGIN, João Renato Sebastião.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, começou a sua intervenção com um agradecimento ao trabalho realizado pela anterior Direção da Escola, Ana Rita Garcia e Sara Brito Filipe, diretora e subdiretora, respetivamente, que lideraram a instituição nos últimos oito anos. Salientou de seguida o consenso que a nova diretora reuniu junto do órgão que a elegeram, por unanimidade.
António Fernandes elencou depois alguns desafios que se colocam à ESGIN, nomeadamente a sustentabilida-de geográfica, decorrente da redução prevista para os próximos anos relativamente ao número de jovens com 18 anos na Região Centro, a necessidade de fomentar a ligação ao tecido empresarial local e regional, através da realização de cursos breves e de prestação de serviços, e ainda a “realização de investigação na ESGIN que diferencie a instituição em termos de oferta formativa, focada na inovação e criação de novas soluções em plena interface com o tecido organizacional, tanto empresarial como institucional”.
O presidente do Politécnico terminou a intervenção desejando a Sara Brito “as maiores felicidades para o cargo” e manifestando o seu desejo de manter com a ESGIN uma relação de proximidade e cooperação.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, manifestou a sua felicidade pela “grande representação do IPCB e da Região presente na cerimónia”, sublinhando que “Sara Brito Filipe começa com muita força”. Armindo Jacinto reiterou a sua disponibilidade para que a Câmara de Idanha-a-Nova continue a ser um importante parceiro da ESGIN e do Politécnico e serem “grandes lutadores para manter a qualidade da Escola”.
David Falcão, presidente do Conselho de Representantes da ESGIN, desejou à diretora cessante e à diretora eleita as melhores felicidades, desejando que o novo mandato dê continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, ao qual, “usando a linguagem de professor, daria nota 20”.
O presidente da Associação de Estudantes da ESGIN, Tomé Madeira, agradeceu a Ana Rita Garcia “a disponibilidade em receber os alunos”, recordando as palavras que ouviu da então diretora da ESGIN quando chegou à escola: “Na ESGIN chora-se apenas em dois momentos: à chegada e à partida”. Tomé Madeira endereçou depois os parabéns a Sara Brito Filipe, acreditando que “irá continuar a fortalecer o castelo que é a ESGIN, com as pedras que venham a surgir pelo caminho”.
A nova diretora da ESGIN, Sara Brito Filipe, iniciou a sua intervenção agradecendo a Ana Rita Garcia “pelas linhas que escreveste na história da nossa ESGIN”. Uma história com 27 anos, na qual hoje se “escreve um novo capítulo”.
Sara Brito Filipe deixou também “uma palavra de gratidão para a Câmara de Idanha-a-Nova, nosso parceiro de excelência”, assim como “uma palavra de enorme gratidão para os professores e para os colaboradores não docentes da ESGIN, pelo enorme esforço pessoal para melhorar as suas qualificações e competências”. Agradeceu ainda a presença dos estudantes, na cerimónia, “a razão de ser, e a alma, desta instituição”.
“É tempo de olhar em frente, e perspetivar o futuro!”, prosseguiu Sara Brito Filipe, identificando a captação de alunos como um grande desafio para as instituições de Ensino Superior, tornando-se “imperativo implementar estratégias de atração e captação de estudantes, a nível nacional e internacional”.
A diretora da ESGIN considerou ainda ser importante “estimular e apoiar a participação da ESGIN em atividades de investigação e desenvolvimento”, promovendo a criação de conhecimento novo, associado ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, assim como o reforço da prestação de serviços por parte da escola.
Sara Brito Filipe terminou a sua intervenção referindo que “a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova está viva e de boa saúde!”, sendo “uma Escola que sabe bem o significado do verbo lutar! Vamos continuar a conjugá-lo”.