19 de dezembro de 2018

ATÉ 17 DE MARÇO DE 2019
Mostra recorda Júlio Resende no centenário do seu nascimento

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior tem patente ao público, até 17 de março, a exposição Júlio Resende - A Voz da Pintura, que é uma mostra comemorativa do centenário do nascimento do pintor Por-tuense, com as obras expostas a percorrerem um itinerário situado em lugares de criação específicos do pintor, como o Alentejo, a Ribeira no Porto, Brasil e Goa.
A exposição chega a Castelo Branco por iniciativa da Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Fundação Júlio Resende, permitindo a divulgação da obra do pintor num dos mais emblemáticos espaços de cultura na cidade.
Ao longo da sua carreira, Júlio Resende reuniu e destinou à Fundação 2.500 peças, as quais formam uma coleção que permite seguir o seu trajeto artístico, desde os tempos de formação aos de consagração.
A exposição, em Castelo Branco, encerra o ciclo de exposições que percorreram o País durante o centenário de nascimento do pintor, permitindo rever Júlio Resende e a sua obra, numa mostra resumo da arte portuguesa do Século XX.
O presidente da Câmara, Luís Correia, salienta que este é “mais um momento marcante e importante para a cidade de Castelo Branco. A presença desta exposição na nossa cidade é resultado da estratégia cultural seguida pela autarquia”.
Uma estratégia salientada precisamente pelo presidente da Fundação Júlio Resende, Victor Costa, que recordou a ligação mantida com Castelo Branco através da cultura, destacando a aposta forte da autarquia Albicastrense nesta área, “aposta essa que permitiu precisamente que a cidade integrasse o roteiro desta exposição itinerante comemorativa do centenário do nascimento de Júlio Resende”.
O centenário do nascimento do pintor é, para a Câmara de Castelo Branco, o momento certo para realizar esta ação de divulgação cultural. Por se tratar de uma ocasião de grande relevo cultural e institucional, com o programa a integrar diversas iniciativas em vários pontos do País, tais como exposições, concertos, conferências e edições comemorativas. Estas ações pretendem, acima de tudo, aprofundar o conhecimento e a divulgação da obra de Júlio Resende.
Luís Correia destaca, por isso mesmo, a importância pedagógica desta mostra e incentiva as escolas do Concelho e não só a visitarem a exposição com os seus alunos.

19/12/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video