ESPÉCIE É UMA AMEAÇA
Ninhos de vespa asiática detetados em Proença-a-Nova
No Concelho de Proença-a-Nova, concretamente, em Fórneas, num sobreiro, na Figueira, num eucalipto; no Alvito, num pinheiro; e nas Moitas, já foram detetados diversos ninhos de vespa asiática.
A remoção e abate das abelhas tem cabido a uma equipa especializada.
Segundo uma fonte que contactámos, haverá outros mais um pouco pelo Concelho. Fica o aviso para que quem avistar algum ninho não tente removê-lo, afaste-se imediatamente e contacte as autoridades locais. É que este inseto pode atacar o ser humano e levar à morte. No Norte de Portugal, recentemente, um homem cortou um pinheiro onde estava um ninho, foi picado várias vezes, sofreu paragem cardiorrespiratória e morreu.
Além dos perigos para os humanos e animais, a vespa alimenta-se das abelhas do mel, em grandes quantidades, o que pode causar a extinção futura destas.
Com vista a controlar esta invasão da vespa asiática, uma espécie exótica, tem-se colocado armadilhas de captura.
De referir que a vespa asiática tem-se multiplicado descontroladamente, havendo regiões no Norte onde já se desistiu da luta, pois tornou-se incontrolável.
Segundo o ciclo de vida desta espécie, agora no inverno é altura de hibernarem. As rainhas podem escolher locais como palheiros, montes de lenha e outros sítios abrigados para fazê-lo.
Paulo Marques