COM UM ARSENAL DE ARMAS EM CASA
Homem detido por posse ilegal de armas, petardos e material de guerra
O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Alcains, deteve, dia 8 de fevereiro, um homem de 37 anos, por posse ilegal de armas, engenhos explosivos e de material de guerra, no Concelho de Castelo Branco.
Na sequência de uma denúncia de um popular sobre o abandono de uma arma de fogo junto a uma residência, os militares realizaram diligências, o que permitiu identificar o seu proprietário e que o mesmo estava a caçar espécies não cinegéticas, utilizando para o efeito uma carabina pressão de ar, sendo este um método de caça não permitido.
No decorrer das diligências foi efetuada uma busca domiciliária, onde foi encontrado um arsenal de armas, munições, engenhos explosivos e material de guerra, nomeadamente, 300 munições de diversos calibres; 117 petardos de diversas dimensões; três espingardas; três carabinas; quatro armas brancas, das quais se destaca um sabre baioneta; duas facas de arremesso; uma granada de instrução; uma besta; um bastão extensível de mola, quatro espoletas e três miras telescópicas.
No decorrer da busca foram ainda apreendidas 20 aves, entre elas 10 espécies diferentes de aves silvestres que foram abatidas com recurso a meios proibidos, nomeadamente com uma carabina pressão de ar.
O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta ação contou ainda com o empenhamento da Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos do Comando Territorial da Guarda, que realizou a inspeção ao local e procedeu à recolha e destruição do material explosivo apreendido.