São Pedro do Esteval recebe montaria
A Associação de Caçadores de São Pedro do Esteval, em Proença-a-Nova, organizou mais uma montaria ao javali, que contou com a presença de dezenas de monteiros. Foram abatidos apenas dois javalis, mas muitos mais foram avistados. Não fosse a má pontaria, teriam sido cobrados.
A mancha, na zona das Naves, nas margens do Rio Ocreza, foi batida por matilhas de cães de caça grossa, podengos e dogos argentinos, que seguiram as ordens dos matilheiros e passaram o terreno o pente fino.
Na mancha, situada nas margens do Rio Ocreza, abundam pinheiros, mato e estevas, bem como espécies animais como coelhos, raposas, lontras, saca-rabos, entre outros.
O evento venatório realizou-se dia 16 de fevereiro e con- tou com a presença de um elevado número de caçadores, vindos um pouco de toda a Zona Centro do País.
Segundo a organização, mais importante que a caça, foi o convívio e a degustação dos petiscos locais, como o Maranho que acompanhou o cozido à portuguesa, o vinho local, o queijo de cabra, a tigelada, os nógados com mel de São Pedro, entre outros.
Recorde-se que a Associação de Caçadores gere uma importante área de mata e responsabiliza-se pela manutenção das populações de animais em níveis sustentáveis. Para tal, promove durante o ano diversas operações no terreno, tais como limpeza, instalação de comedouros e sementeiras de plantas, para prover um complemento alimentar aos animais.
Esta Associação, tal como outras de cariz semelhante, encara-se como parceiro importante no esforço de preservação ambiental do território.
Paulo Marques