3 de abrl de 2019

PERCURSOS BIRDWATCHING INAUGURADOS
Castelo Branco revela oferta turística diferenciadora e de excelência

Dois percursos do projeto Birdwatching Castelo Branco foram inaugurados nos dias 29, 30 e 31 de março. A iniciativa, promovida pela Câmara de Castelo Branco, que contou com mais de uma centena de participantes é, para Luís Correia, presidente da autarquia, “mais uma aposta, em termos turísticos, que fazemos. O Concelho de Castelo Branco tem muito potencial nesta área, com toda a zona do Tejo Internacional, albufeira de Santa Águeda e outras zonas importantes”.
Com o objetivo de promover o turismo da Região no que respeita às atividades ligadas à natureza, bem como contribuir para a valorização do património do Concelho, foram inaugurados os percursos de birdwatching no Parque Natural do Tejo Internacional, percurso Sul, e o percurso pela Albufeira de Santa Águeda, percurso Norte. Para Luís Correia “o projeto Birdwatching Castelo Branco é mais uma aposta naquilo que é a nossa estratégia de promoção turística, neste caso direcionada para o turismo de natureza”.
Os dois percursos de observação de aves, são essencialmente de cariz rodoviário, mas incluem alguns percursos pedestres, que resultam de “condições ímpares para a prática desta atividade, tornando-nos num destino turístico de excelência para os amantes desta modalidade. Trabalhamos de forma articulada e consciente de forma a atrairmos cada vez mais turismo para o Concelho de Castelo Branco”, afirma Luís Correia.
O projeto, apresentado em 2018 e este ano, ofereceu a possibilidade aos participantes de observar algumas aves raras, ou algumas aves só encontradas em determinados habitats, como é o caso das grandes águias ou cegonhas negras, bem como aves aquáticas.
Todos os percursos definidos para a prática de observação de aves encontram-se equipados com sinalética apropriada, oferecendo ainda, a todos os participantes, um road book de orientação, associado a cada um dos percursos que salienta os pontos de maior importância.
A estreia dos percursos de BCB incluiu uma visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) de Castelo Branco, que culminou no apadrinhamento e libertação de um peneireiro (Falco tinnunculus) e de um cágado.
Os percursos estão abertos e podem ser utilizados em qualquer altura do ano, os interessados podem levantar o road book no Posto de Turismo de Castelo Branco.

03/04/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video