GABINETE DE SAÚDE ORAL DO CENTRO DE SAÚDE DE SÃO TIAGO
Inauguração acaba por ser uma visita
A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, visitou, na passada segunda-feira, 8 de julho, o futuro Gabinete de Saúde Oral do Centro de Saúde de São Tiago, em Castelo Branco, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Uma visita que ainda no Centro de Saúde incluiu também a Unidade de Cuidados na Comunidade, que presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional.
A visita da secretária de Estado continuou, depois, no Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco, no Centro Nefrológico das Beiras, seguindo-se uma reunião com os municípios e coordenadores de Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova e Sertã.
Esta visita, no entanto, inicialmente era para ser algo mais, uma vez que para segunda-feira estava agendada a inauguração do Gabinete de Saúde Oral, por Raquel Duarte. Algo que acabou por não acontecer, porque, apesar do Gabinete estar completamente equipado e pronto para entrar em funcionamento, tal ainda não é possível, a partir do momento que o concurso para o dotar de profissionais qualificados ainda não está concluído. Por isso, só quando o processo estiver terminado, com o Gabinete a poder acolher os primeiros utentes, é que a inauguração se realizará, o que, segundo a Gazeta apurou, deverá acontecer dentro de um curto período de tempo.
Raquel Duarte afirmou que a deslocação teve como objetivo “visitar os Cuidados de Saúde Primários, o Gabinete de Saúde Oral que há de entrar em funcionamento brevemente e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco”.
Questionada quanto à importância da saúde oral a secretária de Estado destacou que “o objetivo é que a população tenha melhor saúde. Saúde não é só não estar doente. Saúde é estar bem”, para sublinhar que “a saúde oral é muito importante”. E com focada na saúde oral avançou que “nas pessoas mais velhas é má, o que tem repercussões sociais, mas também na forma como se alimentam”.
Raquel Duarte explicou que “o Gabinete de Saúde Oral ainda não foi inaugurado”, porque “aguarda a contratação de profissionais”, mas garantiu que “brevemente estará a funcionar”.
Por seu lado o presidente do conselho de administração da ULSCB, António Vieira Pires, recordou que o Centro de Saúde de São Miguel, também em Castelo Branco, já tem a funcionar o seu Gabinete de Saúde Oral, para afirmar que no caso do Centro de Saúde de São Tiago “teremos um novo médico dentista e um assistente de dentista” e adiantar que “temos duas propostas connosco”, de onde resulta que, brevemente, o Gabinete estará em condições de entrar em funcionamento.
António Vieira Pires frisou que com este passo, “muda o facto de termos médico dentista aqui (Centro de Saúde de São Tiago) e no Centro de Saúde de São Miguel, dessincronizados,, pelo que termos médicos dentistas todos os dias, nos centros de saúde”. Explicou ainda que tanto num como noutro dos centros de saúde a carga horária é de “20 horas e, assim, pensamos que temos cobertura total”.
No que respeita à saúde oral, explicou também que os utentes serão “apenas os que são referenciados pelo médico de família e, claro está, o caso das urgências” e relativamente à área de influência da ULSCB afirmou que, “para já, é só Castelo Branco”, mas seguir-se-á “Penamacor, que já tem a cadeira, Sertã, Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova”.
António Tavares