10 de julho de 2019

António Tavares
Editorial

A Região acaba de ver reconhecido e defendido mais um produto da terra. Trata-se da Azeitona Galega da Beira Baixa que, por despacho da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, passou a ter proteção à denominação, a nível nacional.
Um passo sem dúvida importante para os olivicultores e, claro está, para a economia da Região, porque, deste modo, a partir de agora o consumidor já estará protegido, no sentido de não comprar gato por lebre. Assim, quando consumir azeite, ou mais provavelmente azeitona de mesa, da variedade Galega da Beira Baixa, pode ter a certeza que esse é de facto um produto genuíno, a menos que seja uma falsificação.
E por falar de produtos da terra, e logo da gastronomia, que lhe está associada, o Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, oferece, no próximo sábado, 13 de julho, uma atividade que, logo pela denominação, é apelativa. Trata-se das Experiências (g)Astronómicas. Uma atividade que tal como o nome indica une a astronomia e a gastronomia. Duas áreas apelativas para o Homem. A primeira pelo fascínio e a influência que sempre teve, desde o início da humanidade. A segunda, por ser indispensável para a vida.
Unir estas duas áreas é partir à descoberta do conhecimento, de uma forma lúdica, com o atrativo de poder olhar para os astros de outra forma, não deixando de lado os ensinamentos da sabedoria popular.

10/07/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video