NO REFORÇO DOS NÍVEIS DE SEGURANÇA E CIRCULAÇÃO
Linha da Beira Baixa tem investimento de três milhões de euros
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar início a uma intervenção de reabilitação de via em cinco troços da Linha da Beira Baixa, localizados entre o quilómetro 13,195, em Abrantes, no Distrito de Santarém, e o quilómetro 53,422, em Vila Velha de Ródão, no Distrito de Castelo Branco.
Trata-se de uma empreitada de beneficiação envolvendo um investimento global de cerca de três milhões de euros, sendo 1,4 milhões correspondente ao valor de adjudicação da empreitada e 1,5 milhões relativo ao custo associado aos materiais a serem aplicados e que serão fornecidos pela IP.
A intervenção tem como principais objetivos o reforço dos níveis de segurança, qualidade e disponibilidade da infraestrutura, beneficiando as condições de conforto e comodidade para os utilizadores da Linha da Beira Baixa.
A obra contempla, entre outros, a substituição de carril em barra curta por carril em barra longa soldada; a substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco; a substituição de travessas de madeira especiais nas pontes da Foz da Figueira, no quilómetro 51,235, e da Foz do Açúcar, no quilómetro 52,045, localizadas em Fratel, no Concelho de Vila Velha de Ródão; o desguarnecimento, reposição do balastro e ataque mecânico pesado; a beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço.
Com um prazo de execução de 120 dias, os trabalhos decorrerão em período noturno, de modo a minimizar os impactos na circulação ferroviária.