11 de setembro de 2019

Ajidanha sobe ao palco do Imperial Theatre no Canadá

A Ajidanha já regressou do Canadá, onde representou Portugal no International Amateur Theatre Festival 2019, que decorreu em Saint John, no estado de New Brunswick, entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro.
Além da Ajidanha, com sede em Idanha-a-Nova, este festival internacional de teatro contou com a presença de grupos oriundos da Alemanha, Bélgica, França, Hungria e República Checa.
Os espetáculos foram apresentados em dois locais distintos da cidade, o BMO Studio, sede da companhia local de teatro, a Saint John Theatre Company, e ainda no Imperial Theatre, considerado o mais bonito teatro restaurado do Canadá, local onde a Ajidanha apresentou À Deriva, que foi o espetáculo selecionado para este festival.
Durante as atuações, tendo em consideração que naquela cidade não existe comunidade Portuguesa, é adiantado que a Ajidanha “teve a agradável surpresa da presença de duas Portuguesas, que transmitiram ao grupo a sua admiração e orgulho por poder ouvir o idioma Português no Imperial Theatre”.
Todos os elementos participantes neste festival ficaram acomodados em Villa Madonna, instalações localizadas nos arredores da cidade, o que permitiu a todo o momento a partilha de experiências e momentos de convívio entre os grupos participantes. Este local serviu igualmente para a realização de discussões sobre as atuações do dia anterior, nas quais os diversos grupos tiveram oportunidade de se apresentar e ser questionados sobre os diversos aspetos inerentes a cada espetáculo, como a produção, a dramaturgia, a encenação e as soluções e dificuldades encontradas.
Houve ainda tempo para a realização de uma visita guiada por Saint John, em autocarros típicos e com guias vestidas a rigor, durante a qual foi mostrada a cultura daquela região.
Para a Ajidanha esta participação foi muito positiva, uma vez que o espetáculo exibido foi do agrado do público, aumentou a experiência do grupo, e ainda permitiu alargar a lista de grupos amigos com quem a Ajidanha poderá estabelecer intercâmbios ou vir a trabalhar no futuro.

11/09/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video