6 de novembro de 2019

António Tavares
Editorial

O Dia de São Martinho é comemorado na próxima segunda-feira, 11 de novembro. Uma data que é assinalada com os tradicionais magustos que, habitualmente, aproveitam aquele que é conhecido como o verão de São Martinho.
Ao que tudo indica, este ano São Pedro parece não estar disponível para colaborar, uma vez que as previsões apontam para que esteja a chover. Mas, ainda bem, porque se por um lado os magustos são importantes, como legado cultural, ainda mais importante é a chuva, devido à seca com que o País se confronta.
E é precisamente devido à seca que os magustos, este ano, enfrentam outra condicionante. Tudo, porque a produção de castanha sofreu uma redução acentuada na produção. Mas se por um lado, a produção foi menor, a qualidade do fruto é melhor, o que faz com que as castanhas sejam mais saborosas.
Seja como for, como segunda-feira é um dia de trabalho, o mais provável é que os magustos se concentrem no fim de semana que se aproxima. Ou seja, no próximo fim de semana é previsível que o ar se encha do inconfundível aroma a castanhas assadas, que devem ser acompanhadas pela indispensável jeropiga.
E, já agora, com o São Martinho à porta, também não são de esquecer os provérbios relativos a esta época do ano, que transmitem de geração em geração a sabedoria popular. Por isso, como manda o ditado No Dia de São Martinho vai à adega provar o vinho ou, mais completo, No Dia de São Martinho mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

06/11/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video