PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Dia assinalado na cidade
A Câmara de Castelo Branco assinalou, dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Cine-Teatro Avenida, com o objetivo de promover a inclusão e a integração de pessoas com deficiência.
Assim, o Cine-Teatro Avenida recebeu dezenas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de sensibilizar crianças, desde a mais tenra idade, para esta temática.
O vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Alves, destacou o importante trabalho que o município tem desenvolvido, considerando, no entanto, que “ainda há muito para fazer na integração e inclusão de pessoas com deficiência”, salientando a necessidade de “envolver toda a comunidade nesta matéria”.
Entre música, teatro e dança, foram várias as performances artísticas que subiram ao palco durante a tarde, desenvolvidas pelos agrupamentos de escolas do Concelho e por várias associações de cariz social, com o intuito de sensibilizar para a importância do respeito pelos direitos humanos, transmitindo mensagens de paz, amizade, respeito, igualdade, tolerância, diversidade e inclusão.
Em representação dos agrupamentos de escolas envolvidos na iniciativa, Rui Duarte, diretor da Escola Afonso de Paiva, alertou para a importância de “criar condições de inclusão para os cidadãos portadores de deficiência” nas dimensões social, política, económica e cultural, com a “sensibilização de toda a comunidade educativa para a importância do respeito pelos direitos humanos”.
Recorde-se que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem com o objetivo a sensibilização da comunidade para a compreensão, respeito e integração dos cidadãos portadores de algum tipo de deficiência nas comunidades.