Edição nº 1619 - 1 de janeiro de 2020

Presépios de Barcelos expostos no Fórum Cultural

Na Zona Histórica de Idanha-a-Nova pode ser visitada a exposição Presépios de Barcelos, constituída por dezenas de presépios, no figurado muito próprio de Barcelos, da autoria de vários artistas daquela região.
A mostra foi inaugurada dia 30 de novembro e estará patente no Forum Cultural até 16 de fevereiro do próximo ano, resultado de uma parceria da Câmara de Idanha-a-Nova e da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, proprietária das presépios doados pelo colecionador Rui Sequeira.
Na inauguração da mostra, o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, afirmou que “o Natal é vivido com um carinho muito especial nas nossas aldeias e vilas e é com muito gosto que colaboramos na divulgação do património da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, com esta exposição de presépios que vem enriquecer o nosso Natal”.
Armindo Jacinto sublinhou que “os magníficos presépios em exposição no Forum Cultural são da autoria de artistas de Barcelos, uma cidade que é parceira de Idanha-a-Nova na Rede de Cidades Criativas da UNESCO: Idanha na área da Música e Barcelos na área do Artesanato e Artes Populares”.
Finalmente, o autarca quis salientar “o investimento realizado ao longo dos anos na identificação, conservação, restauro e divulgação da riquíssima arte sacra que existe no nosso concelho”.
A exposição Presépios de Barcelos foi inaugurada pelo padre Francisco Valente, presidente da Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, para quem “esta coleção de presépios merece ser divulgada em Portugal e, por isso, saúdo o acordo de cooperação que temos com o Município de Idanha-a-Nova, que contempla a divulgação do património, mas também a inventariação, estudo e salvaguarda da riqueza patrimonial do País”.
O coordenador executivo da exposição, António Catana, realçou que “este espólio produzido por artistas de Barcelos mostra bem a riqueza do artesanato local e a criatividade dos artistas no contexto da arte popular”. A tradição portuguesa dos presépios é, para o investigador, “uma das formas mais tocantes de expressão artística da celebração do Natal”.

01/01/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video