Concursos de Presépios e Árvores de Natal têm vencedores
O Forum Cultural de Idanha-a-Nova acolheu no Dia de Reis, 6 de janeiro, a entrega de prémios e menções honrosas aos participantes dos concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios.
Quer o concurso de Árvores de Natal Criativas, promovido pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, quer o concurso de Presépios, promovido pela Câmara de Idanha-a-Nova, demonstraram a generosa criatividade e empenho dos jardins de infância, escolas, e diversas instituições diversas, nomeadamente religiosas e de solida- riedade social, associações e espaços comerciais, unindo a sociedade civil na salvaguarda dos usos e costumes do concelho raiano. Na abertura da cerimónia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, felicitou todos os que “participaram nesta iniciativa que promove anualmente tradições genuínas das nossas gentes, que colocam o seu talento ao serviço da comunidade”.
Além do executivo da Câmara de Idanha-a-Nova e representantes de juntas de freguesia, na cerimónia marcaram também presença os párocos do Concelho de Idanha-a-Nova, cabendo ao padre Adelino Lourenço expressar o reconhecimento pela dedicação do povo Idanhense.
Assim, o Concurso de Presépios, dividido em duas categorias, registou 23 participações.
Na categoria Escolas e Jardins de Infância ganhou a Escola Profissional da Raia (EPRIN), seguindo-se o Jardim de Infância de Termas de Monfortinho, o Jardim de Infância de São Miguel de Acha e a Nova Escola do Mundo Rural, do Rosmaninhal.
Na categoria Instituições, Associações e Comerciantes venceu a Associação Cantigas D’Aldeia, de Monfortinho, com o presépio exposto na Capela de Nossa Senhora do Consolação, seguindo-se a padaria Merendas do Tejo, do Rosmaninhal, a Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida e a Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova.
O Concurso de Árvores de Natal Criativas contou com 25 árvores. Antes de anunciar os premiados, o presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, congratulou-se com o colorido que a exposição de Árvores de Natal levou a Idanha-a-Nova, pelo sexto ano consecutivo.
O concurso foi ganho pela Junta de Freguesia de Oledo, seguindo-se-lhe a EPRIN e o Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha (3º lugar).
Para terminar a noite de tradição popular, atuou o Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova.