Vinho Callum já tem certificação
A casta Callum, após um longo processo e na sequência de inúmeras diligências, foi finalmente considerada para efeitos de Identificação Geográfica (IG) Terras da Beira e Denominação de Origem (DO) Beira Interior. Neste momento, cumprindo os critérios definidos, os produtores de Oleiros poderão certificar o vinho obtido da casta Callum.
Outra medida que ajudará a projetar ainda mais o vinho histórico Oleirense é a sua inclusão na Rota do Vinho da Beira Interior. Nesse âmbito, a Câmara de Oleiros e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior assinaram, dia 5 de dezembro, um protocolo de parceria que pretende, acima de tudo, a promoção da Beira Interior como região vitivinícola e destino de enoturismo.
O protocolo foi assinado durante as Jornadas de Enoturismo que decorreram na Guarda, numa cerimónia que contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Oleiros, Victor Antunes, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, assim como dos representantes dos vários municípios que integram esta rede de promoção regional. Com a implementação da Rota do Vinho da Beira Interior, pretende-se a criação de um roteiro organizado e estruturado que fomentará o trabalho em rede, dando a conhecer, a quem visita a Região, as terras da Beira Interior. Do mesmo modo, pretende-se proporcionar a turistas e visitantes experiências diferenciadoras e memoráveis, através da dinamização, comercialização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Beira Interior e afins, entendidas como produto turístico e cultural da Região.