MANUEL CARGALEIRO, JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA E MIGUEL ELIAS ILUSTRAM LIVROS
António Salvado apresenta mão cheia de projetos literários
O ano de 2020 ainda agora começou, mas a Gazeta já pode garantir que este será um ano no qual o poeta Albicastrense António Salvado apresentará diversos projetos literários.
Questionado sobre os projetos literários para este ano, António Salvado, realça que apenas anuncia trabalhos ultimados, completos e prontos a tornarem-se públicos, evitando expressões como a publicar, a ser feito, ou outras semelhantes.
Com base nisto, adianta que nos primeiros três meses deste ano, no que se refere à poesia, serão editados três livros, sendo um uma reedição e os restantes dois inteiramente originais.
Assim, Jardim do Paço terá uma nova edição, com ilustrações de José Manuel Castanheira, um albicastrense que além de arquiteto e pintor é também reconhecido como cenógrafo de renome internacional.
Já no que se refere a livros inteiramente originais, será editado Poemas para Nósside, que reunirá um conjunto de cerca de 80 poemas, com ilustrações do pintor Espanhol Miguel Elias, que é professor de Belas Artes, na Universidade de Salamanca.
A esta nova obra há a juntar A espera desejada, que reunirá algumas dezenas de poemas ilustrados pelo mestre Manuel Cargaleiro.
Para estes três meses está também definida a ampliação da série Leituras, uma vez que “tenho pronto o Leituras X, uma nova versão do Cântico dos Cânticos e já é a terceira versão”, enquanto o Leituras XI deverá ser editado “talvez por ocasião da Páscoa”, tratando-se de “uma reedição de um muito curioso livrinho de Frei Luís de Sousa, Lágrimas que a Virgem chorou na Paixão, com um número exaustivo de notas”.
António Salvado adianta que, noutra vertente “concretizarei com o nome e obra de um poeta a série Já leram a poesia de...?. Em janeiro haverá uma palestra-recital consagrada a Augusto Gil; em fevereiro será objeto de atenção a poesia popular do Carnaval da nossa região; em março recordar-se-á a amplitude genial de Guerra Junqueiro; e em abril a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo preencherão outra sessão de poesia”.
Também do primeiro trimestre deste ano António Salvado destaca que “será finalmente editado o ensaio de Manuel da Silva Castelo Branco, Poetas do Cancioneiro de Resende com ligação ao Distrito de Castelo Branco, por nos revisto e seguido por uma ampla antologia dos poemas daqueles poetas por nós organizados, com pertinentes notas”.
António Salvado sublinha ainda que “apraz-me divulgar que os espetáculo já apresentado em Castelo Branco, baseado no meu livro de poemas Recados do Infante D. Pedro para Inês de Castro, encenado por José Manuel Castanheira e com interpretação dos poemas pela atriz Emília Castanheira, será levado à cena em Coimbra, proximamente”.
António Tavares