Edição nº 1622 - 22 de janeiro de 2020

Judiciária desarticula rede ibérica de tráfico de droga

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, dando sequência a uma operação realizada no início deste mês, que então permitiu a detenção de cinco indivíduos suspeitos de integrarem uma rede internacional de tráfico de estupefacientes, responsável, além do mais, pelo abastecimento desses mesmos produtos, originários de Espanha, a toda a Região da Beira Interior, mas também a várias outras localidades dos distritos adjacentes, deteve, agora, mais cinco homens igualmente suspeitos de integrarem a mesma organização criminosa.
Nesta segunda fase da operação de combate ao tráfico de estupefacientes, com várias diligências de investigação desenvolvidas nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Aveiro, foi apreendido produto estupefaciente, do tipo canábis, suficiente para a preparação de milhares de doses individuais, dinheiro, vários equipamentos de telecomunicações, dois automóveis, três balanças de precisão e ainda outros objetos habitualmente relacionados com a atividade de tráfico de estupefacientes.
Segundo a Judiciária, “da investigação realizada ao longo de vários meses, foi possível constatar que no desenvolvimento da sua atividade delituosa, desde a respetiva produção até à comercialização e distribuição final, a rede agora intersetada utilizava métodos particularmente sofisticados, nomeadamente ao nível da colheita, embalamento e transporte dos produtos estupefacientes traficados, ocorrendo este essencialmente por via terrestre, com muito frequentes viagens entre Espanha e Portugal”.
Acrescenta que “acredita que o grupo de 10 indivíduos detidos no cômputo das duas fases da respetiva investigação, foi responsável, durante sucessivos meses, por elevada percentagem de canábis efetivamente traficada e consumida um pouco por toda a Região da Beira Interior, mas também em significativa parte da Beira Litoral”.
Os cinco indivíduos agora detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 31 anos e sendo um de nacionalidade espanhola, todos perfeitamente articulados entre si e também com os cinco coautores detidos durante a primeira fase da operação, são dois agricultores, um técnico de manutenção industrial e os restantes dois sem qualquer ocupação profissional conhecida.
Presentes às competentes autoridades judiciárias e, entretanto, submetidos a primeiro interrogatório judicial, a todos os arguidos agora detidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva. Recorde-se que a mesma medida de coação máxima havia já sido aplicada também a três dos anteriores detidos, tendo os restantes dois sido submetidos à medida de obrigação de apresentações periódicas no órgão de policia criminal da sua área de residência.

22/01/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video