Migrantes integram agenda cultural
A Câmara de Castelo Branco, com a finalidade de evidenciar a multiculturalidade existente no Concelho, desafiou a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD) a participar na agenda cultural do Município.
A iniciativa, segundo é adiantado, “destaca o trabalho de inclusão social que a Câmara tem vindo a desenvolver, nomeadamente, através de projetos desenvolvidos em conjunto com a AL-AD, tais como o INTERCOOLTURAS, o Plano Municipal para a Integração de Migrantes e o Projeto Nós com os Outros – E7G, onde se insere esta ação. Este projeto destina-se a crianças e jovens migran-tes, refugiados ou pertencentes a comunidades ciganas, entre os seis e os 25 anos, que se encontrem em risco aumentado de adesão a percursos de exclusão social, ou em casos de fim de linha de marginalização. Envolve um total de 15 nacionalidades”.
É também realçado que se trata de “um criativo projeto fotográfico que funde elementos distintivos da cultura e tradição da Região, com elementos culturais dos jovens migrantes e que destaca a diversidade cultural presente no Concelho”.
Através de nove fotografias que mostram a coexistência de várias culturas conjugadas com elementos tradicionais da Região, pretende valorizar-se a diversidade cultural e promover um maior conhecimento, junto da população em geral, sobre as diferentes realidades dos jovens migrantes, procurando gerar uma empatia entre estas comunidades.